Jornalistas presos na Bielorrússia e Geórgia recebem o prémio Sakharov
Mais alta distinção pela defesa dos direitos humanos da UE entregue a dois jornalistas.
Mais alta distinção pela defesa dos direitos humanos da UE entregue a dois jornalistas.
Dezenas de milhares de georgianos voltaram, este sábado, às ruas da capital, Tbilissi, para contestar o governo, acusado de travar a integração europeia e manipular as eleições com o apoio de Moscovo. Os manifestantes exigem eleições antecipadas e a libertação de opositores presos.
Ryan Borgwardt fingiu a própria morte, deixando o caiaque virado e as roupas num lago, no Wisconsin, EUA. Para trás deixou a mulher e os filhos, para rumar à Geórgia e começar uma nova vida com outra mulher.
Segundo a Homeland Security Investigations entre os detidos existiam imigrantes que entraram de forma ilegal no país e outros que entraram legalmente, mas que os seus vistos já tinham caducado ou os impediam de trabalhar.
Em Lisboa, há um restaurante que traz na bagagem o melhor que a gastronomia da Geórgia tem para oferecer.
Uma bola de fogo foi vista a cruzar o céu no sudeste dos EUA, com a maior parte dos avistamentos a serem registados nos estados da Geórgia e da Carolina do Sul, perto das 12h30 de quinta-feira. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia de Peachtree City, na Geórgia, deverá tratar-se de um meteoro ou lixo espacial.
Rossinskaya deixou a Rússia e foi para a Geórgia em 2023, mas decidiu regressar a Belgorod meses depois para coordenar uma evacuação complexa, segundo os meios de comunicação russos independentes.
A tomada de posse decorreu à porta fechada no parlamento e Mikheil Kavelashvili prometeu lutar pelas "tradições, valores, identidade nacional, santidade da família e fé".
A instabilidade política na Geórgia tem-se vindo a intensificar ao longo do último mês, com protestos resultantes da decisão do governo do Sonho Georgiano de adiar e suspender a adesão do país à União Europeia.
Mikheil Kavelashvili foi o escolhido pelo parlamento da Geórgia para ocupar o cargo de presidente. Substitui assim a presidente pró-Ocidente e pró-UE que contestou os resulatdos das eleições legislativas de outubro.
Enquanto os protestos continuam e a repressão se agrava nas ruas de Tbilissi, a presidente recusa deixar o cargo e tornou-se a voz da resistência pró-europeia. Conheça Salome Zourabichvili, 72 anos, a georgiana que nasceu em França e já foi para a rua com os manifestantes.
Desde as legislativas de outubro, a Geórgia dividiu-se quase ferozmente entre os que apoiam a manutenção da aproximação ao Ocidente e os que preferem a proteção e proximidade da Rússia.
Das manifestações na Coreia do Sul, que exigem a demissão do presidente, aos protestos na Geórgia. Veja as imagens que marcaram esta semana.
Das manifestações na Coreia do Sul, que exigem a demissão do presidente, aos protestos na Geórgia. Veja as imagens que marcaram esta semana.
Durão Barroso recorda o momento em que a Rússia anexou a Crimeia, em 2014, e quando foi a invasão da Geórgia, em 2008. Em ambos os momentos estava na liderança da Comissão.