Sábado – Pense por si

Cinco soldados baleados em base militar nos EUA

Atirador já foi detido.

Cinco soldados foram esta quarta-feira baleados na base militar de Fort Stewart, na Geórgia, Estados Unidos. A informação foi avançada pelo Fort Stewart Hunter Army, através da sua página oficial do Facebook.

Base militar de Fort Stewart, Geórgia
Base militar de Fort Stewart, Geórgia Staff Sgt. Daniel Guerrero/U.S. Army via AP

"A instalação foi encerrada às 11h04 e as forças de segurança estão neste momento no local", lê-se na publicação.

Os soldados foram assistidos de imediato no local pelas equipas de socorro e posteriormente transportados para o hospital para receberem tratamentos adicionais. Quanto ao atirador, este foi detido pelas 11h35 locais, não havendo agora "nenhuma ameaça ativa à comunidade".

O governador da Georgia entretanto já reagiu a este incidente. Numa publicação na rede social X pediu que as pessoas rezassem pelas vítimas. 

"Enquanto mantemos um contacto próximo com as autoridades policiais no local, Marty, as meninas e eu estamos tristes com a tragédia de hoje em Ft. Stewart", escreveu. 

A Casa Branca diz estar a analisar a situação.

Em atualização

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro