O imenso adeus
Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar
Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar
O escritor refere que Francisco "foi um Papa que percebeu que alguma coisa tinha que mudar" dentro da Igreja Católica, algumas delas de forma radical.
O confronto desta campanha eleitoral é etéreo, dirige-se a pessoas que querem um vencedor simpático (razão por que Ventura pode não ganhar nenhum deba- te) que mantém a calma e se aproxima dos eleitores com certa bonomia.
Há em Pinto da Costa outra dimensão que vem já nos romances de Camilo Castelo Branco e que faz dele uma personagem literária: uma coragem física aliada a uma coragem verbal que detesta os códigos de bom comportamento do regime
Este é o sétimo episódio do podcast da Casa da América Latina em parceria com a SÁBADO Viajante, em que se descobrem as viagens de personalidades portuguesas das mais variadas áreas aos países latino-americanos. Neste episódio Raquel Marinho fala com o escritor e editor Francisco José Viegas.
Em Melancholia, o mais recente romance de Viegas, o detetive Jaime Ramos volta para se confrontar com a idade, o pessimismo, a iniquidade e um corpo no Palácio de Cristal. Pretexto de entrevista.
No Ocidente conhecemos pouco desta tradição de “erudição geral” e de amável curiosidade pelas coisas delicadas da China. A crónica de Francisco José Viegas para a SÁBADO Viajante
A pirataria de imprensa já chegou aos Executivos, admite o escritor e editor, lembrando a sua passagem pelo Governo de Passos Coelho – ocupado a combater as cópias, recebia muitas no telemóvel.
Sendo o PS o partido que mais tempo permaneceu no poder em Portugal, é, logo, o partido que mais apaniguados, aprendizes, dependentes e ansiosos pode reunir num congresso.
O ministro Capoulas Santos (um recordista no ministério da Agricultura) anunciou a “maior reforma das florestas desde D. Dinis”. E o que sucedeu com essa reforma? Nada.
Longe de tudo, perto de nada - a crónica de Francisco José Viegas
Este ano o júri decidiu não atribuir o Prémio Primeira Obra, por considerar que não existia "excecional qualidade nas primeiras obras a concurso".
O Prémio Literário Fernando Namora, com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
Há coisas que não voltarão a ser as mesmas: a forma como olhamos os outros. Como olhamos a nossa casa. Como recordamos os que amamos. Como amamos os que amamos
Uma história exclusiva para os leitores da SÁBADO sobre uma mulher morta numa cama de hotel. Um político de décadas que encontra o corpo. E uma invetsigação do inspetor Jaime Ramos.
Jaime Ramos, o detetive criado em 1991 por Francisco José Viegas, é uma personagem viva da ficção nacional e está de volta num novo policial, que o leva até Pequim. Pretexto de conversa com o autor.