Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
12 de setembro de 2020 às 13:00

Os milagres da treta

Há coisas que não voltarão a ser as mesmas: a forma como olhamos os outros. Como olhamos a nossa casa. Como recordamos os que amamos. Como amamos os que amamos

A Finlândia é um simpático país atravessado pelo círculo polar, onde se come rena, se criou a Nokia, se leem romances de Mika Waltari e sobre o qual se fala bastante sempre que o tema é educação. Durante algum tempo, quase todas as tontices que se diziam em público – em privado os portugueses são, curiosamente, pessoas mais sensatas – sobre escola, professores, alunos, tinham a ver com o "milagre finlandês". Mesmo os políticos finlandeses de há uma geração, quando vinham ao estrangeiro, publicitavam o "milagre finlandês" com uma gramática defeituosa, mas muito popular naqueles tempos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.