
Nuno Portas: "O Ser Urbano", uma vida dedicada à arquitetura, urbanismo e serviço público
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
"Queremos que esteja aberta 24 horas por dia", disse o presidente da CML, Carlos Moedas, sobre a biblioteca, que terá o espólio de Mega Ferreira. A livraria abre "ao lado do Café Nicola, na Baixa".
Um dos nossos pratos mais simples, a bifana é um símbolo da excelência na simplicidade do nosso receituário. Viajámos pelo País à procura de bons exemplares.
Uma exposição dedicada a Camões e o primeiro momento de "uma nova programação regular de concertos gratuitos" assinalam a nova vida do edifício, desenhado por Álvaro Siza para a Expo'98.
Hoje, em particular em dias difíceis, um/a adolescente com um telemóvel no seu quarto, casa ou rua, pode, se com maior dificuldade de autoregulação ou regulação na sua utilização, viver numa espécie de montanha russa sem pausas nas sensações e emoções.
Produtor e programador cultural, manager dos Heróis do Mar e dos Madredeus, foi membro ativo das Festas de Lisboa, Manobras de Maio e da Expo 98. Morreu aos 61 anos.
Num texto carregado de ironia, o antigo primeiro-ministro compara os últimos anos do seu Governo com os oito anos de governação de António Costa.
De canções que eram más "no tempo da Expo 98" e assim continuam "no ano da JMJ" a outras que "põem qualquer um a dar à perna", eis as 10 "músicas essenciais" que o Spotify sugeriu aos portugueses, analisadas pelo crítico Filipe Lamelas.
Em Lisboa espera-se uma área de concertos para 100 mil pessoas. Em Loures, um parque verde de lazer. Fica a incógnita no terreno da Galp, que o cedeu gratuitamente para o evento, mas onde pode nascer agora um projeto imobiliário de milhões.
Com 30 anos de carreira, o chef dos ricos, que lidera espaços onde um pato à Pequim custa 200 euros, diz que os preços são relativos. Hoje, prefere a comida de conforto e acha que o futuro da cozinha portuguesa está bem entregue.
Nesta edição, fique a saber que há cada vez mais formas de tratar do coração: usando pacemakers, cateteres milimétricos ou modelos impressos em 3D. Fomos ainda assistir às gravações do programa de Cândido Costa e entrevistar Jostein Gaarder – sim, o autor do bestseller "O Mundo de Sofia".
Espólio do escritor e gestor cultural, falecido em 2022, vai ser depositado no edifício que tem estado praticamente sem uso desde a Expo'98.
Quase tudo é possível nas empresas municipais desta região, incluindo fazerem adjudicações aos próprios sócios, aos ex-administradores e à professora do presidente da câmara.
Nos anos 80 já tinha a principal fábrica de café ibérica e pagava férias aos funcionários. Só um processo por fuga ao fisco o fez sair de Campo Maior e exilar-se em Badajoz.
Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.
O escritor ficou conhecido do público geral por ter sido comissário da Expo 98. "Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura", recorda Marcelo.