Ministro das Finanças sobre Centeno: "Governo vê sempre com satisfação candidatura de portugueses"
Ex-governador do Banco de Portugal tem sido apontado ao cargo de vice-presidente do BCE.
Ex-governador do Banco de Portugal tem sido apontado ao cargo de vice-presidente do BCE.
Na audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito de um requerimento apresentado pelo PS, o ex-governador foi questionado sobre a possível compra de uma participação no Novo Banco pela CGD.
O antigo primeiro-ministro está em tribunal no âmbito do processo BES. Explicou como Ricardo Salgado lhe pediu ajuda para influenciar o Banco de Portugal e de como se negou a pedir ao banco público que financiasse o GES.
Sócrates tem a nata do seu lado a disparar contra o poder legal e constitucional de investigar o poder político. Mas, sobretudo, também ganhou a cumplicidade de quem não exige sequer saber porque é que passados dez anos ainda não foi julgado.
Os ex-presidentes do parlamento Augusto Santos Silva, Ferro Rodrigues e Mota Amaral e o ex-governador do Banco de Portugal Vitor Constâncio e a juíza-conselheira Teresa Pizarro Beleza são alguns dos subscritores.
Conheceu Lacerda Machado em Macau, foi advogado do primeiro-ministro na ação contra o ex-governador do Banco de Portugal e de Luís Filipe Vieira e assessor para Jorge Sampaio na Presidência.
A Davidson Kempner comprou a maior carteira de malparado do País - com algumas das dívidas mais mediáticas do Novo Banco - fez um dos negócios recorde no imobiliário e lidera em Sines o maior investimento de raiz desde a década de 90. São muito discretos - e ganham milhões.
O primeiro-ministro apresentou em 27 de abril uma ação cível contra o ex-governador do Banco de Portugal (BdP) Carlos Costa, na qual pede que seja condenado "a retratar-se das afirmações" sobre pressões relativas a Isabel dos Santos.
Ex-governador do Banco de Portugal refere que o supervisor apenas tinha de verificar se os procedimentos de controlo do branqueamento no Banif eram corretos e eficazes. Banco vendido em 2015 está no centro de uma investigação judicial sobre a lavagem de 1,5 mil milhões de euros.
Justifica-se o pedido por "estar ainda em curso a recolha de informação para resposta à mesma, que se reveste de alguma complexidade por reportar a acontecimentos ocorridos há mais de 6 anos".
A opinião de João Pereira Coutinho em podcast.
Falou-se muito das alegadas pressões de António Costa sobre o ex-governador do Banco de Portugal por causa de Isabel dos Santos. Mas como ignorar o espantoso retrato que Luís Rosa e Carlos Costa nos deixam sobre o mundo de irrealidade em que vivia José Sócrates antes do chumbo do PEC 4?
Segundo a empresária o livro do antigo governador do Banco de Portugal Carlos Costa tem "uma inverdade".
Marcelo Rebelo de Sousa apontou "o peso" que foi "sacrificar" os interesses de Isabel dos Santos e tornar "péssimas" as relações diplomáticas com Angola, durante o resto do mandato do então Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pai da empresária.
Em causa estão as declarações do ex-governador do Banco de Portugal publicadas no mais recente livro do jornalista Luís Rosa.
Carlos Costa volta a afirmar que o primeiro-ministro lhe fez "um telefonema em que comunicou que não se poderia tratar mal a filha de um presidente de um país amigo".