
Vão chover estrelas Michelin no Algarve
Até novembro, o chef Pedro Pinto convida Vasco Coelho Santos, Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva e Louise Bourrat para cozinhar.
Até novembro, o chef Pedro Pinto convida Vasco Coelho Santos, Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva e Louise Bourrat para cozinhar.
Os restaurantes Belcanto (Lisboa), Il Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia) foram premiados com a distinção máxima do Guia Repsol 2025.
Nos últimos anos, o pão de fermentação lenta conquistou vários adeptos e até já há restaurantes a abrir padarias. A nova pizzaria Jezzus, em Lisboa, é um dos exemplos, mas também há opções no Porto.
A primeira chef portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.
A 27 de fevereiro, a primeira cerimónia de atribuição de estrelas exclusivamente portuguesa vai decorrer no hotel NAU Salgados, em Albufeira. Guia Michelin Portugal vai continuar em 2025.
É o mais recente restaurante do grupo Euskalduna, de Vasco Coelho Santos, no Porto. Lidera-o Nuno Brás, que quer juntar a gastronomia portuguesa e a japonesa.
O restaurante liderado pelo austríaco Hans Neuner e o chef português aos comandos do Euskalduna arrecadaram as principais distinções numa noite com outros destaques.
Encanto, de José Avillez e João Diogo, em Lisboa, é o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo guia em Portugal.
Festivais de vinhos, comida, dança ou música estão em destaque por todo o País no fim de semana de 2 e 3 de julho.
A quarta edição do festival dedicado à cozinha de fogo tem data marcada para 17 e 18 de setembro, em Cascais. Este ano, há mais mulheres e cada chef só irá cozinhar um prato de uma categoria que lhe é atribuída. Carolina Deslandes, David Fonseca, Bruno Pernadas e Luísa Sobral são os artistas confirmados até agora.
Os prémios atribuídos pelo site Mesa Marcada, criado por Duarte Calvão e Miguel Pires, distinguiram os melhores restaurantes e chefs do País. O Velho Eurico, Sem e Lucas Azevedo, chef da Barra de Sushi do Praia no Parque, são alguns dos vencedores nas categorias principais.
Reunimos, numa lista, algumas das propostas de restaurantes para a noite da passagem de ano. Há sugestões para todas as carteiras, repartidas de norte a sul do País.
Os clientes que marcam mesa e não aparecem ganharam nome – no-show – e são cada vez mais. Para pôr fim ao fenómeno, os chefs estão a cobrar as refeições a quem falta.
Com maior ou menor imaginário popular, há restaurantes e hotéis no Porto e em Gaia que já lançaram os seus menus de São João. Para quem prefere ficar em casa, também há boas opções.
O inverno vai longo, mas os restaurantes reinventam-se. Em Lisboa e no Porto, criam-se novos serviços e experiências e a criatividade não fica amarrada: há novos pratos, melhores para comer em casa
Mesmo tendo de fechar antes da meia-noite, há restaurantes dispostos a fazer menus especiais para o réveillon. Conheça 15 restaurantes de norte a sul que não desistem da última noite do ano