Sábado – Pense por si

Nova camisola da Seleção só vai ser vestida... uma vez: a edição especial que homenageia Eusébio

Nova camisola da Seleção só vai ser vestida... uma vez: a edição especial que homenageia Eusébio

Quando falamos em camisola única é para levar (quase) à letra neste caso. A FPF e a Puma revelaram esta terça-feira uma 'edição especial' do equipamento preto e dourado de Portugal, celebrando Eusébio no 60.º aniversário da conquista da Bola de Ouro em 1965. A camisola vai ser utilizada pela Seleção Nacional apenas no jogo com a Arménia, no próximo dia 16, e foi colocada hoje à venda.

Carlos Torres

As memórias de Eriksson: A bebedeira, as mulheres e a mão de Vata

O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".

Carlos Torres

Jorge Amaral: "Cheguei com um carro vermelho e o Pinto da Costa disse-me: 'Começas bem'"

O antigo guarda-redes iniciou a carreira no Benfica, a levar boladas de Eusébio. Foi campeão da II Divisão no Marítimo (onde assistiu à queda de um avião na Madeira) e esteve no FC Porto campeão europeu, embora só como suplente. Como treinador, foi duas vezes campeão da III Divisão e ganhou o primeiro campeonato de futebol de praia.

Gyokeres vai bater todos os recordes?

Desde Jardel, há mais de 20 anos, que não se via um fenómeno destes em Portugal. O avançado do Sporting é o maior goleador do mundo em 2024 e surge nos rankings a par de estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi, Peyroteo, Eusébio ou Pelé.

Cuidados intensivos

Tomar a liberdade

Comecei a bater os primeiros textos à máquina com 9 ou 10 anos. Lamentos. Pensamentos. Até argumentos. Sem falar das reportagens de jogos de futebol imaginários. Agora que penso nisso, criei um herói, que dava pelo nome de Xavier, e que era o maior jogador português de todos os tempos, depois do Eusébio.

Tiago Carrasco

Pelé: as melhores histórias do Rei do futebol

É o melhor marcador da história, com mais de 1200 golos, e é o único a ter vencido o Mundial de futebol por três vezes. Mas Pelé é muito mais do que isso, é um símbolo do Brasil e do mundo, ao ponto do presidente da FIFA ter pedido que cada país batize pelo menos um estádio com o nome de Pelé.

Pelé, tão grande como um deus

Simões defrontou Pelé em 1962 e diz que quando ele entrou em campo “foi como ver um rei sentado no trono”. O ex-jogador, figura do Benfica campeão europeu e amigo de Eusébio, foi um dos muitos com quem o repórter Tiago Carrasco falou para escrever o obituário da lenda do futebol. Veja ainda como salvar o seu casamento e perceba o fenómeno do padel.

Carlos Torres

Portugal-Espanha: os 27 jogadores que já marcaram aos espanhóis

Tudo começou há 100 anos, num penálti de Alberto Augusto, numa lista que inclui Pinga, Peyroteo, Eusébio, Nené ou Ronaldo. Entre os 27 portugueses que marcaram aos espanhóis, há o caso de Araújo, que bisou na goleada de 4-1 em 1947 e foi recebido com foguetes e banda de música na sua aldeia (Cête). Esta terça-feira, dia 27, no decisivo jogo da Liga das Nações, em Braga, espera-se que esse número possa aumentar.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente