
Quiz sobre Benfica, Sporting, FC Porto e Sp. Braga na UEFA
Os golos de Eusébio, a final portuguesa ou o “ogre” alemão que atropelou o Sporting. Na semana em que arrancam as provas europeias, teste os seus conhecimentos.
Os golos de Eusébio, a final portuguesa ou o “ogre” alemão que atropelou o Sporting. Na semana em que arrancam as provas europeias, teste os seus conhecimentos.
O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".
O antigo guarda-redes iniciou a carreira no Benfica, a levar boladas de Eusébio. Foi campeão da II Divisão no Marítimo (onde assistiu à queda de um avião na Madeira) e esteve no FC Porto campeão europeu, embora só como suplente. Como treinador, foi duas vezes campeão da III Divisão e ganhou o primeiro campeonato de futebol de praia.
Desde Jardel, há mais de 20 anos, que não se via um fenómeno destes em Portugal. O avançado do Sporting é o maior goleador do mundo em 2024 e surge nos rankings a par de estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi, Peyroteo, Eusébio ou Pelé.
Aos 10 anos, aprendeu com Marceneiro, Amália e Carlos do Carmo e hoje é uma das melhores vozes do fado. Lança agora um novo disco. Fala da família, dos filhos, e confessa que ainda hoje está num grupo de recuperação dos excessos de drogas e álcool.
Comecei a bater os primeiros textos à máquina com 9 ou 10 anos. Lamentos. Pensamentos. Até argumentos. Sem falar das reportagens de jogos de futebol imaginários. Agora que penso nisso, criei um herói, que dava pelo nome de Xavier, e que era o maior jogador português de todos os tempos, depois do Eusébio.
Artur Jorge morreu esta quinta-feira, aos 78 anos. Em julho de 2008, o antigo selecionador de Portugal e treinador campeão europeu pelo FC Porto deu uma longa entrevista à SÁBADO, que aqui recordamos.
É o melhor marcador da história, com mais de 1200 golos, e é o único a ter vencido o Mundial de futebol por três vezes. Mas Pelé é muito mais do que isso, é um símbolo do Brasil e do mundo, ao ponto do presidente da FIFA ter pedido que cada país batize pelo menos um estádio com o nome de Pelé.
Simões defrontou Pelé em 1962 e diz que quando ele entrou em campo “foi como ver um rei sentado no trono”. O ex-jogador, figura do Benfica campeão europeu e amigo de Eusébio, foi um dos muitos com quem o repórter Tiago Carrasco falou para escrever o obituário da lenda do futebol. Veja ainda como salvar o seu casamento e perceba o fenómeno do padel.
Um golo pode mudar a história do futebol. Que o diga Ronaldo. Afinal, se tivessem determinado que ele tocou com a ponta dos cabelos na bola cruzada por Bruno Fernandes, e que deu o 1-0 frente ao Uruguai, com esse golo já teria igualado o recorde de Eusébio em Mundiais.
O capitão da seleção nacional de futebol esteve esta manhã na conferência de imprensa, já no Qatar. Aos jornalistas garantiu que não persegue os recordes, mas admitiu que se conseguisse bater o de Eusébio, "seria ainda mais especial".
Tudo começou há 100 anos, num penálti de Alberto Augusto, numa lista que inclui Pinga, Peyroteo, Eusébio, Nené ou Ronaldo. Entre os 27 portugueses que marcaram aos espanhóis, há o caso de Araújo, que bisou na goleada de 4-1 em 1947 e foi recebido com foguetes e banda de música na sua aldeia (Cête). Esta terça-feira, dia 27, no decisivo jogo da Liga das Nações, em Braga, espera-se que esse número possa aumentar.
Neto do fundador do Sporting, o cirurgião cardíaco viveu 10 meses num contentor na Suíça, pôs um pacemaker a Álvaro Cunhal e não conseguiu escapar a uma fotografia com a águia Vitória. Está no Hospital da Luz desde a fundação.
Neto do fundador do Sporting, o cirurgião cardíaco viveu 10 meses num contentor na Suíça, pôs um pacemaker a Álvaro Cunhal e não conseguiu escapar a uma fotografia com a águia Vitória. Está no Hospital da Luz desde a fundação.
Descendente do visconde de Alvalade (envolvido na fundação do Sporting), o cirugião José Roquette revelou muitas histórias, do golfe com Juan Carlos à cirurgia de Álvaro Cunhal. E temos ainda a história de João, o estudante suspeito de preparar um ataque na Faculdade de Ciências de Lisboa; e os bastidores do processo do BES.
"Sou demasiado benfiquista para aceitar um cargo no Benfica que não me sinta capaz de cumprir", disse em 2020. Rui Costa chegou à Luz pela mão de Eusébio, quis deixar o futebol quando o mandaram para o Fafe, aceitou ir para a Fiorentina para dar mais dinheiro às águias e garante que não é um yes man de Vieira. Agora, candidata-se à presidência do Benfica.