Sábado – Pense por si

Alfredo Leite, em Tulkarem, Cisjordânia

Cisjordânia. A outra guerra punitiva dos palestinianos

Exército de Israel multiplica ações para a ocupação da Cisjordânia. SÁBADO acompanha saída de 50 famílias do campo de refugiados de Tulkarem antes da demolição das suas casas. São acusados, sem provas, de terem familiares membros da Jihad Islâmica e punidos por isso. 

Ana Bela Ferreira

Debate dos vice-presidentes. Um duelo civilizado onde até houve pontos em comum

JD Vance e Tim Walz estiveram no único frente a frente entre os números dois candidatos à presidência americana. Houve discordâncias - da imigração ao aborto, passando pela habitação ou saúde -, mas também pontos comuns, como o controlo das armas. No fim ganhou o que parecia impossível, a democracia.

Bruno Faria Lopes

Wagner & companhia: os (vários) exércitos privados das guerras de Putin

O Grupo Wagner é o maior exército privado russo, mas não é o único: há pelo menos mais uma dúzia de froças paramilitares, do Patriot ao Potok da Gazprom, passando pelo Convoy. Vladimir Putin, que incentivou o modelo, quer agora mais controlo sobre os mercenários.

João Carlos Barradas

Rishi Sunak. A vez do milionário

O Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. O terceiro em três meses. Sem concorrentes internos, Rishi Sunak, foi anunciado no cargo esta segunda-feira. O que esperar do ex-ministro das Finanças e que desafios vai ter de enfrentar?

Débora Calheiros Lourenço

Nómadas digitais: oportunidade ou culpados pelo aumento do custo de vida?

Vários destinos turísticos por todo o mundo estão a utilizar a presença de nómadas digitais como uma oportunidade para recuperar das perdas durante a pandemia. Existem já 15 países europeus que têm alguma versão de vistos para nómadas digitais, incluindo Portugal.

palaciolafoes.mp4
Raquel Lito

O francês que dá vida ao Palácio do Grilo

Julien Labrousse é arquiteto e mudou-se de Paris para Lisboa para recuperar a antiga casa dos Duques de Lafões. Será um teatro performativo – mas há mais. Veja o vídeo.

João Carlos Barradas

Afeganistão. O triunfo do Emirado

O caos no aeroporto de Cabul ficará como ícone de um abalo profundo à semelhança da evacuação de Saigão, em 1975, ou da invasão da embaixada em Teerão em 1979. O que espera os afegãos? A análise de João Carlos Barradas.

Yann Rousseau/Les Echos/The Interview People

A Covid-19 está a matar a Yakuza

A histórica e mal-afamada (mas ainda legal) organização criminosa japonesa viu o seu modelo de negócio desmoronar-se com a pandemia. O golpe foi profundo.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.