Sábado – Pense por si

Klaus Dodds: “A subida do nível do mar vai desalojar milhões de pessoas”

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 02 de setembro de 2023 às 18:00

O geógrafo alerta para as mudanças que as alterações climáticas vão trazer. E fala ainda dos sistemas digitais de controlo, da guerra na Ucrânia e da disputa entre Portugal e Espanha pelas Ilhas Selvagens.

Só uma mudança radical na maneira de encarar as fronteiras permitirá enfrentar os desafios climáticos, as migrações em massa e proteger o património comum da Humanidade, afirma o geógrafo Klaus Dodds. O investigador britânico considera em entrevista à SÁBADO que os fluxos migratórios que levam milhões de emigrantes e refugiados a procurem segurança e subsistência na Europa e nos Estados Unidos não vão desaparecer tão cedo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.