Sábado – Pense por si

Miguel

Não, não sou

De novo o telefone. Fiquei desconfortável por estar a olhar para ela. Decidi pegar no meu. Ainda despachei um pequeno email de trabalho e mandei uma mensagem ao novo grupo.

Bruno Faria Lopes

Um dia com o ministro da Educação: os bastidores frenéticos no arranque das aulas

Seguimos o ritmo intenso de Fernando Alexandre para lidar com a crise da falta de professores e não só - de reuniões sobre diplomas futuros do megaministério a um almoço à mesa de trabalho, passando por um evento de diplomacia com a máquina da Educação. O ministro conta que foi buscar 300 professores destacados noutras funções, sinaliza mudanças na carreira docente - e nos telemóveis nas escolas.

Ângela Marques

Temporada de mariscada: as melhores de norte a sul

O tempo, o sol e as esplanadas conspiram para o exigir: o tempo do marisco está aí. Fique com as melhores casas da iguaria: cinco em Lisboa, e outras oito espalhadas por todo o País

Razão e Emoção

A saúde mental dos reclusos

A melhoria das condições de vida e dos espaços, a garantia de programas de reinserção e adaptação à liberdade e a existência de serviços de saúde mental adequados nos estabelecimentos prisionais são, então, fundamentais para garantir que o cumprimento destas penas é digno e humano.

Raquel Lito

Perseguidos por stalkers: com medo da própria sombra?

Viveram cercados por perseguições de carro, esperas à porta de casa, chamadas incessantes, emails e SMS em contínuo. A narrativa da série fenómeno da Netflix (Baby Reindeer) é um retrato fiel da realidade, conforme as vítimas ouvidas pela SÁBADO.

Raquel Ochoa

Fotografar em viagem: sim ou não?

Os dividendos de uma fotografia para exaltação pessoal (vulgo "espalhar nas redes") valem essa invasão de privacidade pelos outros sentida?

Raquel Lito

Mês negro dos hospitais é dezembro, alertam os especialistas

Ligue primeiro para a Linha SNS 24, siga as recomendações e, se tiver mesmo de ir ao hospital, prepare-se: as esperas são cada vez mais longas e as equipas estão sobrecarregadas. A SÁBADO falou com quatro peritos sobre o que aí vem, a preocupação é generalizada.

Bruno Faria Lopes

O grande negócio da saúde privada

No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)