Sábado – Pense por si

Perseguidos por stalkers: com medo da própria sombra?

Raquel Lito
Raquel Lito 22 de maio de 2024 às 23:00

Viveram cercados por perseguições de carro, esperas à porta de casa, chamadas incessantes, emails e SMS em contínuo. A narrativa da série fenómeno da Netflix (Baby Reindeer) é um retrato fiel da realidade, conforme as vítimas ouvidas pela SÁBADO.

Seguia-a para todo o lado, como uma sombra. Fazia-se notar pelo chapéu, quando estacionava o carro e fingia ler o jornal, enquanto observava a presa, Alexandra. Pelas 9h, quando ela chegava ao trabalho, reconhecia a viatura deste homem casado. Afinal, era um velho amigo da família, com idade para ser seu avô. À noite, numa rua escura, em Lisboa, continuava no encalço dela. Novamente de dia, quando ela parava num sinal stop via-o no automóvel ao lado, a gesticular, pedindo-lhe que atendesse as chamadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.