Micheliny Verunschk e as vozes silenciadas do Brasil
"O Som do Rugido da Onça", romance distinguido com o prestigiado Prémio Jabuti, chegou finalmente a Portugal. Um livro que dá voz aos silenciados do colonialismo.
"O Som do Rugido da Onça", romance distinguido com o prestigiado Prémio Jabuti, chegou finalmente a Portugal. Um livro que dá voz aos silenciados do colonialismo.
Entre movimentos de extrema-direita, surgem novos projetos editoriais. E antigo dirigente de organização na mira da Europol lançou livro aplaudido por deputados e assessores do Chega.
A vida e o quotidiano cantado de guitarra em punho, mais um capítulo de experimentações pop por Rosalía ou uma banda que veio agitar as águas do indie-rock: eis os nossos álbuns preferidos do ano.
Intelectual de proa, bióloga e romancista, casou-se três vezes, uma delas em Las Vegas com botas de pele de cobra. Adotou dois miúdos, teve uma depressão, declarou insolvência e deu explicações para pagar as contas. Sobreviveu a um acidente, nunca largou a escrita e mudou-se para Estremoz, a terra do seu primeiro amor.
O escritor catalão, autor de A Catedral do Mar – que fez dele um dos escritores espanhóis mais vendidos no mundo – fecha esta trilogia com o seu último livro, No Amor e na Guerra.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
O jornalista, que já vendeu mais de 4 milhões de livros, tem novo romance, sobre os efeitos terapêuticos dos psicadélicos.
Depois do verão, as editoras regressaram em força ao trabalho. De Javier Cercas a Arundhati Roy, de Ian McEwan a Beatrice Salvioni, há novidades literárias a chegar.
A Festa do Livro estava marcada para entre 4 e 7 de setembro, mas foi cancelada devido ao acidente com o elevador da Glória.
Com uma mescla identitária de grime, punk e reggae, a banda britânica que fez da infâmia sucesso em Glastonbury quebra todas as barreiras do indizível
O fim de semana traz artes performativas a Sines, concertos em Lisboa e em Sintra, e um festival gastronómico na Amadora.
A 8.ª Festa do Livro em Belém decorre entre 4 e 7 de setembro nos jardins do Palácio de Belém.
Novidades gastronómicas no Porto, uma peça de teatro em Lisboa e um festival dedicado ao desporto em Aveiro: eis as nossas sugestões para o fim de semana.
Em mês de férias, Lisboa e Porto mantêm agendas culturais frescas para quem fica na cidade. Eis os livros, concertos e palcos a não perder este mês.
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Ilustrações de ursinhos fofinhos e meninas queridas a brincar na quinta ou na cidade tornaram-se virais nas redes sociais entre os crescidos.