
Ataque com faca numa escola em Nantes faz um morto e três feridos
Autor do ataque terá 15 anos e escreveu um manifesto "contra a globalização" que partilhou antes do ataque.
Autor do ataque terá 15 anos e escreveu um manifesto "contra a globalização" que partilhou antes do ataque.
Foi um duelo de suplentes. Mas Nuno Melo e Inês Sousa Real até se esforçaram. Quase sempre cordatos, trouxeram para o debate os temas (e as frases) do costume, da imigração à guerra, da crise climáticas às touradas, da habitação à saúde animal. No final, Nuno Melo deixou uma bicada: "Eu gosto de animais, mas coloco as pessoas antes dos animais".
Estas propostas foram rotuladas como "terrorismo ideológico e ambientalista", ignorando os dados científicos que as fundamentam.
A proteção internacional contra a devastação ecológica em tempos de guerra já existe, a grande novidade do ecocídio é a sua aplicação em períodos de paz.
Tudo indica que o ecocídio na Palestina, embora agora especialmente notório, tenha longa duração, integrando uma estratégia mais ampla de espoliação, dirigida à criação artificial de uma terra infértil de ninguém, disponível para ser apropriada e cultivada.
A Turquia moderna, republicana e laica, fez 100 anos. Mas o seu lugar na Europa e no mundo continua envolto em brumas da memória, e palavras presentes pouco tranquilizadoras. Ancara é amiga ou inimiga? E de quem?
Manifestantes exigem ao Governo a revogação do despacho que autoriza o abate de 1.800 árvores para a construção do parque eólico de Morgavel, da EDP.
Cumpre-se este sábado, 8 de julho, o 500.º dia de guerra entre Rússia e Ucrânia.
Presidente ucraniano proferiu centenas de discursos e nos últimos anos nenhum político foi tão ouvido. Podia ter corrido mal, mas não, pelo contrário: vários foram marcantes. Há uma discreta equipa de speechwriters por trás do sucesso, mas o Zelensky tem o papel principal.
Horas depois da destruição da barragem de Nova Kakhovka mantém-se a dúvida: quem a destruiu? As forças russas ou as ucranianas? Os dois lados têm a perder, como explica João Carlos Barradas. Para já perderam os milhares de habitantes retirados das suas casas devido às inundações.
Rios contaminados, solos envenenados, reservas naturais reduzidas a crateras: as Nações Unidas estão preocupadas com o “legado tóxico” da guerra.
O presidente ucraniano quer realizar uma Cimeira Global para a paz, ainda durante este inverno, para que seja discutido o seu plano de 10 pontos para a paz.
No Reino Unido, um relatório defende que rios, animais e árvores, por exemplo, devem ter direitos consagrados na lei de forma a garantir um futuro para as próximas gerações.
E se, para salvar o filho, um pai o levasse para realidades e planetas alternativos? Richard Powers combina ecologia e ficção científica num romance-alerta comovente.
PAN lamenta que em 10 anos "apenas pouco mais do que 6% dos crimes de poluição e danos contra a natureza" tenham terminado em condenação.
Lei sobre o clima será votada a 4 de maio. Esquerda preferia consagração do "crime de ecocídio" e direita levantou dúvidas sobre "incerteza jurídica" da medida.