
Morte assistida aprovada pelo Parlamento britânico
Segue-se agora a fase das alterações nas comissões parlamentares. Processo legislativo pode estar terminado em seis meses.
Segue-se agora a fase das alterações nas comissões parlamentares. Processo legislativo pode estar terminado em seis meses.
Lisa Pisano estava à beira da morte por insuficiência renal e cardíaca quando cirurgiões em Nova Iorque realizaram um transplante de rim de porco.
Celebram com amigos em festas temáticas, ou decoram jardins e fazem tratamentos de beleza. Não há velórios nem carpideiras. As lágrimas são de emoção pelos momentos felizes. A moda nasceu no Japão e vai ganhando adesão no Ocidente.
Comida do McDonald’s é um dos pedidos comuns de pacientes nos cuidados paliativos, em países como o Brasil. Por cá, é diferente – preferem ver pessoas ou os animais de estimação.
Há excepções aplicáveis a nascimentos, como o do progenitor quando este não assume o papel de acompanhante, ou a doentes terminais.
Bélgica, Holanda, Luxemburgo e outros países legalizaram a morte medicamente assistidas. Mas a Associação Mundial de Médicos ainda considera a prática imoral - assim como a Ordem dos Médicos
Choque. Negação. Raiva. Negociação. Depressão. Aceitação. Exploração de possibilidades. Integração. Todas as atividades que foram impactadas pela pandemia da Covid-19 passaram por este exercício.
Se acha que estas pessoas, objetos e personagens já passaram à história, engana-se: eles estão de volta - e em força - na grande onda revivalista que está a percorrer a moda, a música, o cinema, a televisão e os videojogos.
Embora com soluções legais diferentes, em vários países onde é praticada a morte assistida, o sofrimento intolerável do doente e o seu grau de consciência para tomar essa decisão são condições essenciais para a prática. Saiba onde e como se processa essa decisão.
Nicola Coyle cuida de cãe seniores ou doentes terminais em Inglaterra, levando-os a comer gelado e bifes ou à praia nos seus últimos dias.
Jan Westerhout foi cozinheiro e teve colegas portugueses que o levaram a descobrir o País. Fez férias com a família na região das Caldas da Rainha.
A garantia é de Enrique Arce, ou Arturo Román para os fãs da série espanhola. Em entrevista à SÁBADO, contou como esteve quase a recusar o papel que lhe deu fama mundial e recordou a mudança interior que o levou pelo caminho da literatura com o livro A Grandeza das Coisas sem Nome.
A discussão sobre a eutanásia e o suicídio medicamente assistido é o exemplo das questões que, além de partidos e doutrinas, nos irão dividir como sociedade. Isto poderá levar à criação de novos grupos, ou apenas à construção de argumentos diferentes.
O tema tem despertado debates intensos e acalorados na sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas.
David Goodall tem 104 anos e lamenta ter chegado a essa idade. Terá de rumar à Suíça para aceder à morte assistida.
Paramédico injetava ar nas veias de doentes na já chamada ?ambulância da morte?.