Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Funerais em vida: doentes terminais que dizem adeus em festa

Celebram com amigos em festas temáticas, ou decoram jardins e fazem tratamentos de beleza. Não há velórios nem carpideiras. As lágrimas são de emoção pelos momentos felizes. A moda nasceu no Japão e vai ganhando adesão no Ocidente.

Sónia Bento

A última refeição da vida

Comida do McDonald’s é um dos pedidos comuns de pacientes nos cuidados paliativos, em países como o Brasil. Por cá, é diferente – preferem ver pessoas ou os animais de estimação.

Susana Lúcio

Como resolver a questão ética da eutanásia

Bélgica, Holanda, Luxemburgo e outros países legalizaram a morte medicamente assistidas. Mas a Associação Mundial de Médicos ainda considera a prática imoral - assim como a Ordem dos Médicos

E Agora? … Outra vez

Choque. Negação. Raiva. Negociação. Depressão. Aceitação. Exploração de possibilidades. Integração. Todas as atividades que foram impactadas pela pandemia da Covid-19 passaram por este exercício.

5
Joana Stichini Vilela

O negócio milionário com a nostalgia dos anos 90

Se acha que estas pessoas, objetos e personagens já passaram à história, engana-se: eles estão de volta - e em força - na grande onda revivalista que está a percorrer a moda, a música, o cinema, a televisão e os videojogos.

Eutanásia: Países onde a morte assistida é possível

Embora com soluções legais diferentes, em vários países onde é praticada a morte assistida, o sofrimento intolerável do doente e o seu grau de consciência para tomar essa decisão são condições essenciais para a prática. Saiba onde e como se processa essa decisão.

5
Enrique Arce
Cátia Andrea Costa

As próximas temporadas d'A Casa de Papel "são ainda melhores"

A garantia é de Enrique Arce, ou Arturo Román para os fãs da série espanhola. Em entrevista à SÁBADO, contou como esteve quase a recusar o papel que lhe deu fama mundial e recordou a mudança interior que o levou pelo caminho da literatura com o livro A Grandeza das Coisas sem Nome.

Relatório minoritário

Os cavalos também se abatem

A discussão sobre a eutanásia e o suicídio medicamente assistido é o exemplo das questões que, além de partidos e doutrinas, nos irão dividir como sociedade. Isto poderá levar à criação de novos grupos, ou apenas à construção de argumentos diferentes.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30