Sábado – Pense por si

A última refeição da vida

Sónia Bento
Sónia Bento 07 de agosto de 2022 às 18:00

Comida do McDonald’s é um dos pedidos comuns de pacientes nos cuidados paliativos, em países como o Brasil. Por cá, é diferente – preferem ver pessoas ou os animais de estimação.

Um Big Mac com batatas fritas e uma Coca-Cola é um dos pedidos mais comuns de doentes oncológicos em cuidados paliativos, no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, no Brasil. Profissionais que trabalham naquela unidade contam, ao jornal Folha de São Paulo, que, na fase mais crítica, as pessoas hospitalizadas pedem aos familiares uma alimentação diferente da que é oferecida pelo hospital, como se fosse o último prazer que vão ter na vida. Ellen Recco, que há sete anos trata de doentes com linfoma e leucemia, diz que pacientes com menos de 50 anos são os que mais pedem fast food.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.