
Os acontecimentos nacionais do ano 2024
A vitória de Montenegro, as bocas de Marcelo, os 50 de Ventura, uma morte pela polícia, um terramoto, uma medalha, todos nos cartoons de Vasco Gargalo ao longo de 52 semanas na SÁBADO.
A vitória de Montenegro, as bocas de Marcelo, os 50 de Ventura, uma morte pela polícia, um terramoto, uma medalha, todos nos cartoons de Vasco Gargalo ao longo de 52 semanas na SÁBADO.
Para a semana olhamos para o que aí vem. Por agora, olhemos para o que ficou. E a primeira reflexão é sobre as legislativas de março, que mudaram quase tudo no País Político, se bem que não na sociedade em curso.
São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.
O dinheiro de Bezos, o seu talento e intuição de gestor, levaram os ingredientes que o jornalismo do Post precisava em 2012. Nada fazia antever, contudo, que um dia Bezos atingiria o cúmulo da falta de coragem e da hipocrisia.
A questão da imigração não pode continuar a ser uma arma de luta política entre partidos de esquerda moderada e sociais-democratas, ou mesmo de alguma direita conservadora.
Num cenário destes, para que serve, afinal, a política e o poder? O que fica da pantomina em curso, montada em torno do famoso pacote legislativo do Governo conhecido por Mais Habitação. Marcelo Rebelo de Sousa vetou o diploma com bons argumentos.
Ucrânia e Rússia trocam acusações sobre a destruição da barragem de Kakhovka. A convenção de Genebra proíbe o ataque a infraestruturas como esta, mas ao longo da História foram vários os ataques a barragens em contexto de guerra.
Situação é pouco comum num estado mais habituado aos fogos e à seca. Durante os próximos dez dias espera-se chuva e pelo menos quatro tempestades.
Momento foi captado em vídeo. A região foi atingida por fortes chuvas, o que pode ter contribuído para o desmoronamento. As buscas prosseguem no local.
O dique criado e mantido por Paulo Portas que durante anos travou o renascimento e crescimento da extrema-direita rebentou. As autárquicas serão a confirmação desse facto. Na noite de 26 de setembro, o melhor é contenção nos festejos.
Bons para petiscos, mais económicos, com twist contemporâneo ou estrela Michelin, de hotel, à beira-mar e que servem sushi na praia - eis a nossa seleção de sítios para ir comer, sempre ao ar livre, durante as férias na região mais a sul de Portugal.
Medida de precaução devido aos elevados níveis de água do rio Meuse afeta quase 11 mil pessoas na cidade de Venlo e arredores, na província holandesa de Limburg.
Os meios corporativos, todos sabemos, são hostis à extravagância dos indivíduos que insistem em manter o sentido da sua independência e que não andam de cócoras, que não pedem esmola à porta dos donos do dinheiro e não frequentem os saraus e as mesas dos grandes senhores.
"A presente renovação e o confinamento que a acompanha pretendem criar um travão de reforçada emergência, evitando um alastramento", justifica o Presidente.
Não há testes de diagnósticos suficientes e Portugal não tem laboratórios para os processar. Mas se o panorama se alterasse poderia também não ser uma solução para a pôr fim à quarentena.
O Presidente da República adiantou que possivelmente estará acompanhado nessa visita pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.