
As mulheres nos Descobrimentos
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Era o nono sobrinho do rei, mas nunca sonhou reinar. Viu o seu irmão ser assassinado por D. João II, tornou-se influente e vai ser o primeiro monarca a ter tropas nos quatro continentes. Exuberante, não se lhe conhecem amantes, mas trabalhava com música tocada ao vivo. Passeava-se por Lisboa com um elefante e teve 13 filhos.
Fez questão de casar com a viúva do primo, depois com a irmã desta e quase abdicou com o desgosto da sua morte. Por fim, roubou a noiva do filho.
Leia o quinto capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.
Não perca o primeiro capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.
Com o São João a aproximar-se, as ruas portuenses enchem-se de arraiais, música e animação. Na véspera, a 23 de junho, não vão faltar opções para juntar amigos e família à volta da mesa e aproveitar as festas da melhor forma.
Há pelo menos 10.000 anos que, no nosso país, pessoas e cães partilham uma aliança. Os reis faziam-se retratar com eles, mesmo em túmulos, outros dormiam com os bichos e muitos até lhes davam coleiras de prata.
Sete construtoras de um empresário misterioso eram candidatas nos mesmos concursos. Ministério Público recebeu denúncia envolvendo câmara e freguesias em Loulé.
Capaz de escrever as coisas mais cruéis e divertidas, as mais biliosas e as mais generosas, o Pedro é um autor arguto, inteligente e lúcido. Espero, sinceramente, que esta peça seja a descolagem para o seu merecido reconhecimento.
O caso da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta por 14 dias.
É o segundo fim-de-semana de recolher obrigatório, mas, longe de se esvaziar em propostas, há várias atividades que poderá juntar à sua agenda nestes dias. Tome nota das nossas sugestões:
A Relação de Lisboa confirmou a decisão do juiz Ivo Rosa no sentido de ilibar o ex-secretário de Estado da Administração Educativa José Manuel Canavarro da acusação de corrupção passiva.
Fenprof divulgou uma lista de 122 escolas onde já se registaram casos positivos de Covid-19, questionando os dados avançados pela DGS.
As dez novas salas abrirão nos agrupamentos D. Dinis, Francisco Arruda, Gil Vicente, Piscinas Olivais, Nuno Gonçalves, Passos Manuel, Rainha D. Leonor e Restelo.
Os resultados de testes à covid-19 revelados pela Câmara das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, "foram todos negativos à exceção de uma criança" que testou positivo.
No âmbito do surto com origem num infantário há ainda mais sete pessoas infetadas (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares das crianças.