Sábado – Pense por si

A Moura Invísível: O rei morreu, viva o rei

Isabel Stilwell
Isabel Stilwell 28 de agosto de 2024 às 23:00

Leia o quinto capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.

Reviro-me na esteira e desperto, aguardando o azan, a entoação gutural do muezim que antes do nascer do sol chama os crentes para a Fajr, a primeira oração do dia. É assim todas as alvoradas desde que me lembro de mim, e de nada vale imaginar que posso contrariar o que cada músculo do meu corpo me diz, por muito que um dia, contra a minha vontade, me tenham batizado com o nome Isabel. Levanto-me sem ruído, lavo-me, espero a luz pelas frinchas da janela e, então, primeiro de pé, depois de joelhos, cumpro com as minhas obrigações. Não sai um som da minha boca, era demasiado perigoso, mesmo sabendo que neste dormitório de servas há muitas que fazem igual. Pouco importa, Alá escuta quando rezamos com o coração.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.