
Para lá do Marão, há festa de Verão
Vila Real prepara-se para meses de muita atividade com vários eventos de relevo. A 54.ª edição do Circuito Internacional assume honras de cabeça de cartaz.
Vila Real prepara-se para meses de muita atividade com vários eventos de relevo. A 54.ª edição do Circuito Internacional assume honras de cabeça de cartaz.
"Não há São João como o de Braga", defendeu o presidente da câmara, Ricardo Rio, que quer que a festa chegue a "cada vez mais públicos". O orçamento é de 450 mil euros.
O fotógrafo Alfredo Cunha e a atriz São José Lapa estão entre as dez personalidades condecoradas pelo Governo, a que se soma uma associação cultural.
"O povo mirandês está cheio de 'proua'", reagiu a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.
"A candidatura visa reforçar a importância cultural do Carnaval de Torres Vedras", comunicou a autarquia, que quer que a festividade se torne património cultural imaterial da humanidade da UNESCO.
"Os ideais que a revolução trouxe não estão tão vigorosos e tão presentes quanto isso. Quisemos retratar isso numa brincadeira satírica", diz Hélder Silva, construtor de carros alegóricos.
O orçamento das festas ronda 1,1 milhões de euros - semelhante a 2024, edição que teve 450 mil visitantes e prejuízo de quase 200 mil euros.
Não foi a galope, nem sequer a trote, mas esta arte nacional já está inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade
Esta quarta-feira assinalam-se os dez anos desde que o cante foi considerado Património da Humanidade. "Falta estratégia" para o popularizar, defende o antropólogo Paulo Lima.
No Estabelecimento Prisional de Beja, nasceu um grupo coral de 15 pessoas. O cante faz "esquecer e apagar um pouco a dor" de estar preso, relata um dos membros.
Vila Real de Trás-os-montes tem muito para oferecer para quem esteja na região este fim de semana a assistir ao circuito internacional. Gastronomia de excelência, paisagens e monumentos de cortar a respiração e gentes acolhedoras
Valência é a Capital Verde Europeia em 2024. A cidade espanhola tem paella, praias, arquitetura, ciência, sustentabilidade, séculos de história e voos diretos de Lisboa e do Porto. Não lhe falta sequer o Santo Graal.
Segundo a EGEAC, empresa municipal que gere a animação cultural, a festa começa com 15 casamentos: cinco numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir das 14h.
As marchas populares descem a Avenida da Liberdade de 12 para 13 de junho, na noite de Santo António. O rio Tejo é o tema central da grande Marcha de Lisboa, que será interpretada por todas os grupos.
Associação Casa Comum da Humanidade quer pressionar Portugal a defender o clima estável como Património Comum da Humanidade. Afinal, já ultrapassámos seis dos chamados Limites do Planeta.
O azeite, as leguminosas e os vegetais são a base para evitar a doença. Há estudos que apontam o efeito anticancerígeno de frutos como a uva preta.