Sábado – Pense por si

Visto de Bruxelas

As linhas com que a Europa se cose em 2026

A convergência de fatores externos e internos vai continuar a pressionar os decisores europeus à medida que o crescimento económico continua morno, a erosão de consensos e as pressões sobre os governos se intensificam, a competição por recursos naturais acelera, a crise climática não abranda e os ataques híbridos e a insegurança cibernética passam a ser mais frequentes.

Debaixo do Tapete

Afinal não é para todos

Este orçamento de 2025, apresentado pelo PSD, é para quem mesmo? Não é um bom orçamento para a esquerda porque não ataca os principais problemas identificados no país: a habitação, a precariedade laboral, os baixos salários, o SNS e a educação. Não é para a direita porque não propulsiona o crescimento económico do país e falha em não cortar impostos para as grandes empresas com capacidade de investimento estrangeiro.

Bruno Faria Lopes

Três chaves para compreender o Orçamento do Estado para 2025

O crescimento económico é de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter um excedente orçamental modesto. Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: Estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.

Com os Pés na Terra

O elefante na sala 

Estes objetivos procuravam promover um equilíbrio entre os pilares económico, social e ambiental, apesar de terem sido pouco discutidas as tensões entre o crescimento económico a equidade social e a sustentabilidade ambiental plasmadas nesta agenda. 

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana