Celebremos: chegou a época do cozido
O frio e a chuva também têm coisas boas: trazem o cozido à portuguesa de volta aos menus dos restaurantes. Mas afinal, de onde vem, que variantes existem e onde o devemos comer?
O frio e a chuva também têm coisas boas: trazem o cozido à portuguesa de volta aos menus dos restaurantes. Mas afinal, de onde vem, que variantes existem e onde o devemos comer?
Carnes, enchidos e legumes compõem o cozido à portuguesa, um dos trunfos da gastronomia de inverno. De Lisboa a Vila Real, de Sintra a Leiria e ao Porto, não faltam opções para desfrutar do prato.
Assim como gostamos de um chocolate quente ou de um cozido à portuguesa para enfrentar os dias frios, o seu cão também precisa de ajustes na dieta para lidar com as baixas temperaturas.
Bandeira portuguesa desde que há memória, o bom cozido tem regras, mas tem também história. Os chefs Vítor Adão, Justa Nobre e o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes traçam-lhe as coordenadas.
Em Lisboa, o restaurante Astrolábio serve cozido à portuguesa todas as semanas. “Tentamos ir buscar ingredientes de norte a sul do País”, diz o chef Edgar Gomes.
As duas cidades ganham terreno, a passos largos, no campeonato dos novos restaurantes. Estes dez abriram portas nos últimos meses e são para os mais variados gostos. O que os une? A qualidade.
Juntámos os melhores restaurantes, em Lisboa, no Porto e em Braga, para contrariar o frio e desfrutar de pratos de inverno como o cozido à portuguesa, papas de sarrabulho ou tripas à moda do Porto.
Com a chegada do tempo frio, os portugueses voltam a pensar em fumeiro, enchidos e cozidos. O maior especialista nacional no assunto afirma que dizer "cozido à portuguesa" é errado e explica-nos, em entrevista, o valor cultural do porco e dos enchidos
Rede social apagou as imagens do cozido galego, prato típico da Galiza semelhante ao cozido à portuguesa, por a publicação "violar as normas comunitárias".
"Combinei aqui com uma senhora vir aqui e comer lá um bacalhau assado ou um cozido à portuguesa logo que [a casa] seja construída", explicou o chefe de Estado.
Agora que o Outono chegou e o Inverno se vai instalando, apetece voltar aos almoços de cozido à portuguesa. Sugerimos-lhe os seis melhores.
Desafio: eliminar o consumo de carne e continuar a apreciar a comida tradicional. Não repetimos o seitan, mas descobrimos que as sobremesas vegan resultam.
Desafio: eliminar o consumo de carne e continuar a apreciar comida tradicional. Não repetimos o seitan, mas descobrimos que as sobremesas vegan resultam.
Até poderíamos ser campeões do Mundo. Mas, quem gosta de futebol saberia que aquela eventual vitória viria com um sabor azedo.
Fortunato Frederico foi presidente da APICCAPS durante 18 anos e liderou a transformação de um sector tradicional num sector exportador com design e tecnologia. Detém também o principal grupo nacional de exportadores de calçado, a Kyaia.
Normalmente servido nos restaurantes às quartas-feiras ou ao domingo, o cozido à portuguesa tem fartura de enchidos