
O padre que salva famílias da máfia
Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.
Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.
O líder da máfia foi detido pelas autoridades italianas a 16 de janeiro, após 30 anos em fuga, acusado de ser o instigador de vários homicídios e massacres que marcaram a Itália durante décadas.
Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.
Matteo Messina Denaro tem 60 anos. Líder da Cosa Nostra foi detido num hospital privado, em Palermo.
Foi solto num erro de cálculo da pena e acabou preso em Madrid, Espanha. Tinha consigo 6.000 euros em notas e um telemóvel. Tem ainda de cumprir mais de 11 anos de prisão.
Há precisamente uma semana, Brusca foi libertado, causando uma enorme comoção na Itália que ainda se importa com o combate à máfia, com o castigo dos seus verdugos e a proteção dos seus heróis.
O mês tem sido farto em estreias de séries nas plataformas de streaming, mas serão de qualidade? O crítico analisou e chegou a um veredicto: há boas surpresas.
Entre os libertados estão cerca de sessenta elementos ligados as máfias da Sicília, a cidade da organização Cosa Nostra, e outros cinquenta da Campânia, dominada pelos clãs da Camorra.
A Itália não pára de nos surpreender. Agora, uma circular quase anónima dos serviços prisionais italianos aplicada por alguns juízes de execução de penas, desatou a libertar alguns dos mafiosos mais perigosos do país.
Em lista de espera estão todos os sobreviventes da cúpula da Cosa Nostra condenada pelo juiz Giovanni Falcone.
O primeiro diretor do FBI classificou-o como "o indivíduo mais perigoso" que já tinha conhecido. Conhecido por "Animal", foi assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor a cumplicidade do FBI nas suas mentiras.
A nomeação de Giuseppe Pignatone ocorreu dois dias depois de a polícia do Vaticano ter apreendido documentos e computadores da Secretaria do Estado.
Andrea é suspeito de ser um intermediário no tráfico de droga entre o grupo criminoso calabreso Vibo Valentia e uma rede de Agrigento.
No número 19 da rua Daru, perto do Arco do Triunfo, Lucia Riina abriu um restaurante italiano em homenagem à cidade natal do pai e à família da trilogia do Padrinho, de Francis Ford Coppola.
Foram ainda detidas outras 45 pessoas.
Settimino Mineo foi detido antes de uma reunião da Cosa Nostra. Vice-primeiro-ministro disse: "Não há mais espaço para este tipo de escumalha em Itália".