Do penálti insólito ao árbitro “expulso": as polémicas do dérbi lisboeta
…ou os jogadores que fugiram da chuva. Desde o primeiro dérbi, em 1907, são muitas as histórias curiosas, as figuras e as polémicas. Conheça algumas.
…ou os jogadores que fugiram da chuva. Desde o primeiro dérbi, em 1907, são muitas as histórias curiosas, as figuras e as polémicas. Conheça algumas.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
De esta quinta-feira, 9 até 19 de outubro, a 10.ª edição do Festival Literário Internacional de Óbidos propõe concertos, apresentações de livros e muitos debates. Eis 15 momentos a não perder.
O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
Por trás da cortina: ministros ausentes, narrativas curtas e controladas no núcleo duro, comunicados encalhados, jornalistas “vistos como inimigos”.
O primeiro romance de Diego Zúñiga é uma obra que olha para o passado e o presente do Chile através da história de um rapaz de 20 anos.
Cresceu com os avós, tratou a mãe com esquizofrenia, foi a Praga a meio de uma revolução, candidatou-se a líder do PS, sarou feridas internas, sobreviveu a um cancro, é maçon e recomenda. Diz que a alguns no PS faz falta saberem o que são questões de vida ou de morte. Não são as da política
Quais são os ingredientes da saga que esta quinta-feira, 22 de maio, regressa às salas com um novo capítulo, "Ajuste Final - parte 2"? Eis a história revista e explicada do franchise.
O autor de "Tirania do Mérito", e um dos professores mais influentes de Harvard, admite que é a primeira vez na sua vida que experimenta uma deriva para o autoritarismo nos EUA e aponta os tribunais como a derradeira barreira de defesa institucional. A Portugal chega o seu novo livro, "Igualdade", que resulta de uma conversa com o economista francês Thomas Piketty.
Putin e Trump. Lembro-me de uma história rápida que li num romance. Uma cega que se casou com outro cego e que dizia: “Somos felizes como só visto!”
Em quem vão votar? No Chega. É mais previsível nesta matéria, tem um discurso inflamado sobre a imigração, apresenta-se como paladino das polícias, e não poupa as ameaças e a promessa de violência sobre os “outros”. E, enquanto o primeiro-ministro “não gostou de ver” o espectáculo da Rua do Benformoso, o Chega adorou, adorou, adorou.
Já a pensar nas próximas férias de verão, fomos perceber que país é a Albânia. Descobrimos muito mais do que apenas as praias do mar Adriático e do Jónico. Uma viagem cheia de boas surpresas: montanhas, lagos, história e, acima de tudo, pessoas com muito para contar.
Este ano, o teatro nacional dedicou-se a histórias sobre o Estado Novo, a liberdade, a cultura popular, a guerra e a fome. Estas são as nossas melhores peças de 2024.
Enquanto os protestos continuam e a repressão se agrava nas ruas de Tbilissi, a presidente recusa deixar o cargo e tornou-se a voz da resistência pró-europeia. Conheça Salome Zourabichvili, 72 anos, a georgiana que nasceu em França e já foi para a rua com os manifestantes.
Soares era tudo menos uma pessoa implodida, com estados de alma, sofrido. Tinha até uma certa superioridade face a esses sentimentos porque, como sabia bastante, lia muito, tinha amigos e paixões várias.
Numa sala sem luz, no lisboeta hotel Sheraton, já houve um pedido de casamento e uma festa de 85 anos. A experiência (três pratos e vinhos) é sempre guiada por pessoas com limitações visuais.