Sábado – Pense por si

Governo à deriva nas crises

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 16 de setembro de 2025 às 23:00

Por trás da cortina: ministros ausentes, narrativas curtas e controladas no núcleo duro, comunicados encalhados, jornalistas “vistos como inimigos”.

Morreram 16 pessoas no descarrilamento do Elevador da Glória e a primeira comunicação ao País veio do comando distrital de Lisboa da Proteção Civil, com Margarida Castro Martins. O Governo pronuncia-se, pela primeira vez, às 13h25 do dia seguinte ao acidente, mas a tutela da Proteção Civil e da PSP – a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral – não aparecerá nem nesta sala, nem em nenhuma das comunicações do Executivo. É o primeiro-ministro que nesta ocasião, à semelhança do que tem acontecido por sistema nos momentos de crise, tomará conta de todo o discurso e será minimalista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres