O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
A Ucrânia acusou hoje o Comité Paralímpico Internacional (IPC) de "trair os valores olímpicos" por reintegrar a Rússia e a Bielorrússia, suspensos desde a invasão daquele país, como membros de pleno direito do organismo.
Ucrânia acusa CPI de trair os valores olímpicos ao reintegrar a Rússia e BielorrússiaAP Photo/Evgeniy Maloletka
Em comunicado enviado à agência de notícias francesa France-Presse, o governo ucraniano defendeu que o IPC "traiu a sua consciência e os valores olímpicos" ao readmitir os comités daqueles países.
"Instamos os nossos parceiros europeus, que vão acolher os próximos Jogos Paralímpicos de Inverno [em Milão-Cortina, em 2026], a não permitir que as bandeiras do Estado agressor [a Rússia] sejam hasteadas num espaço livre e democrático enquanto a agressão [contra a Ucrânia] continua", apelou o ministro do Desporto ucraniano, Matvii Bidnyi.
O IPC decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
A decisão, tomada durante a assembleia geral do organismo a decorrer em Seul, abre a porta à participação de russos e bielorrussos, sob as respetivas bandeiras, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, que vão decorrer de 06 a 15 de março do próximo ano.
"A decisão de participarmos ou não será tomada coletivamente num momento posterior, em função de várias circunstâncias", acrescenta o ministro, deixando em aberto um boicote ucraniano à competição.
Em julho de 2023, um decreto governamental proibiu atletas ucranianos de participar em provas onde estivessem russos ou bielorrussos, sendo posteriormente retificado para 'aceitar' desportistas a competir sob bandeira neutra, como aconteceu em Paris2024.
Hoje, a assembleia geral do IPC votou favoravelmente a reintegração da Rússia (91 a favor, 77 contra e oito abstenções) e da Bielorrússia (103 vs. 63 contra e 10 abstenções), país que apoiou a invasão russa em fevereiro de 2022.
A suspensão parcial destes países foi adotada no outono de 2023 pelo IPC -- os atletas podiam competir, sob bandeira neutra, caso cumprissem certos requisitos -, que tinha excluído desportistas destes países dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022.
Ucrânia acusa IPC de trair os valores olímpicos por levantar suspensão da Rússia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
À mesa dos media é, então, servido um menu em que consta, em primeiro lugar, a obtenção de um mandato das Nações Unidas reconhecendo a «autoridade suprema política e legal» desta entidade que Blair se propõe dirigir.
A Administração Fiscal dispõe apenas de um prazo limitado para refazer as contas e emitir uma nova liquidação. Se esse prazo terminar antes de a nova liquidação estar pronta, o Estado perde a possibilidade de recuperar a receita.
"From the River to the Sea", desde o rio até ao mar é tudo deles, resumidamente, a convulsão de delírio consiste em varrer com Israel, a única democracia da região, única.