Sábado – Pense por si

Michael Sandel: “O sistema judicial é a fonte de esperança para travar Trump”

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 30 de abril de 2025 às 23:00

O autor de "Tirania do Mérito", e um dos professores mais influentes de Harvard, admite que é a primeira vez na sua vida que experimenta uma deriva para o autoritarismo nos EUA e aponta os tribunais como a derradeira barreira de defesa institucional. A Portugal chega o seu novo livro, "Igualdade", que resulta de uma conversa com o economista francês Thomas Piketty.

A disciplina “Justiça”, ensinada por Michael J. Sandel, é das mais populares na universidade de Harvard. Sandel, 72 anos, provoca os alunos e os leitores a pensarem criticamente sobre questões morais – há 15 anos o curso foi, pela primeira vez em Harvard, disponibilizado gratuitamente e só a primeira aula tem 35 milhões de visualizações no YouTube. A Portugal chega agora o livro Igualdade, uma conversa entre o filósofo norte-americano e o economista francês Thomas Piketty. É o gancho para uma entrevista dominada pela ofensiva de Donald Trump sobre a democracia e a economia dos EUA.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.