Sábado – Pense por si

João Machado, Elsa Gervásio, Maria Amélia Cupertino de Miranda,  Nélson Machado, Teresa Guilherme e Gustavo Barreto

Envelhecer em Portugal: entre a consciência e a falta de preparação

O Barómetro Gerações em Movimento, promovido pelo Grupo Ageas Portugal e desenvolvido pela Ipsos Apeme, revela um país que já pensa mais cedo na reforma, mas continua pouco preparado. Na talk MaisIdadeMais discutiu-se o que significa envelhecer num país onde a esperança de vida cresce mais depressa do que a literacia financeira.

Cyber crónicas

Defesa Institucional para ciberataques!

Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.

UE apela à criação de um quadro regulamentar para inteligência artificial
Associated Press

UE apela à criação de um quadro regulamentar para inteligência artificial

A sessão da reunião anual de alto nível das Nações Unidas desta quinta-feira mostrou a consciência global do poder da IA, com líderes abordando os possíveis benefícios em áreas como pesquisa médica e internacional, assim como as advertências sobre a capacidade de criar e espalhar desinformação.

Câmara de Lisboa perde recurso no caso "Russiagate" sobre dados de ativistas russos
Lusa

Câmara de Lisboa perde recurso no âmbito do processo "Russiagate"

As juízas referem que "a outra conclusão não pode chegar-se senão a de que o município de Lisboa agiu com dolo, uma vez que resulta demonstrado que as suas condutas são violadoras de deveres de natureza administrativa, e o município de Lisboa tinha consciência dessa violação".

Desumanização autárquica

A demolição de habitações precárias no Bairro do Talude., sem qualquer garantia de realojamento, representa o bolor civilizacional, é um lanho profundo na sociedade e na consciência comunitária.

Retratos Políticos - Spínola

"Que cada português se mantenha em paz, confie na força do voto secreto, a grande arma democrática dos homens ordeiros e livres, e jamais consita que a sua consciência seja violada."

Talvez crónica

A força de desistir

Não estou a falar daquela desistência preguiçosa, daquilo que se abandona porque se tem medo de fazer o trabalho duro. Falo da desistência sábia, a que vem com a reflexão e com a consciência de que já não vale a pena gastar energia em algo que não vai dar em nada.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h