Programa E-Lar para substituição de equipamentos a gás esgotado
O E-Lar destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos de energia.
O E-Lar destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos de energia.
Ministério do Ambiente anunciou que o período de submissão de candidaturas ao programa de troca de eletrodomésticos está encerrado, uma vez que a verba de 30 milhões ficou esgotada.
Medida que visa melhorar conforto térmico das habitações conta com 30 milhões de euros do PRR, a que se somam 10 milhões do Fundo Ambiental. Executivo antecipa forte procura, admitindo que tem capacidade para alocar mais fundos.
Programa que apoia a compra de eletrodomésticos mais eficientes arranca esta terça-feira. Tem 40 milhões de euros disponíveis — 30 milhões do PRR e 10 milhões do Fundo Ambiental. Famílias vulneráveis recebem até 1.683 euros e as restantes até 1.100 euros, mas suportam o IVA.
A associação Zero alerta que é preciso preparar Portugal para a adaptação a um clima mais quente, principalmente no que respeita às ondas de calor e à preparação das habitações "com prioridade para o isolamento, mas também com instalação de equipamentos de refrigeração".
Programa visa apoiar cidadãos que queiram trocar os seus fogões, fornos e esquentadores. Candidaturas iniciam-se a 30 de setembro.
Os bairros Alta de Lisboa Centro, Sargento Abílio, Carlos Botelho, Rego B e Rego C juntam-se agora aos restantes 28 bairros intervencionados no âmbito do programa ‘Morar Melhor’.
O inquérito assinala também uma relação entre a época de construção da habitação e o desconforto térmico, mais presente nas casas mais antigas (anteriores a 1960).
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.
Foi no grupo de crianças e jovens que a taxa de risco de pobreza mais se agravou, bem como nas famílias com crianças dependentes, diz a Pordata.
Os dados não enganam: Portugal tem um problema com a eficiência energética dos edifícios, na sua maioria antigos e ineficientes.
As paredes fizeram-se em 20 horas, através de uma gigantesca impressora que expeliu uma pasta (depois de seca tornou-se betão). A moradia fica em Vila do Conde.
Má qualidade do ar interior é responsável por diversos problemas, que vão da saúde à economia.
A Câmara Municipal de Lisboa está a concretizar o programa Cooling City – Arrefecer a Cidade, que se baseia em grandes áreas verdes e zonas com água. Mas a ONG Zero frisa que é preciso planeamento para enfrentar as ondas futuras.
Janelas Velux trazem luminosidade e bem-estar às divisões das casas
Janelas vedadas, estores abertos e portas fechadas. Há várias formas de manter a sua casa mais quente sem ter de gastar muito dinheiro.