
Este país não é para grávidas
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
Cientistas descobriram que esta rotina de higiene oral uma vez por semana pode diminuir em 44% a probabilidade de desenvolver um acidente vascular cerebral.
Animais estão a ser geneticamente modificados para que os seus órgãos não sejam rejeitados pelo corpo humano.
Leia o quinto capítulo da nova obra do escritor e co-argumentista João Tordo, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.
São os alimentos comuns numa dieta para prevenir o declínio cognitivo e os problemas cardiovasculares. Com a redução do sal e das gorduras saturadas e a prática de atividades físicas.
Ainda não é possível regenerá-lo, mas há cada vez mais formas de o tratar. Intervenções através de cateteres milimétricos que permitem operar doentes octogenários, modelos de coração impressos a 3D para estudar cirurgias, pacemakers mais fisiológicos, máquinas que evitam que se morra à espera de transplante.
São alimentos ricos em açúcar, gordura e hidratos de carbono, numa conjugação que não existe na natureza, e com os quais o cérebro não está preparado para lidar. Em Portugal, são 22% dos alimentos ingeridos pelas crianças
Estudo do EUA revela que "os resultados mostram os efeitos devastadores a longo prazo da covid-19".
O projeto EVA, no qual participaram quase 23.000 mulheres, identificou pequenas alterações nos ciclos pré-menstruais e menstruais.
Um construtor que não tolerava injustiças e que se transformou em mestre, sem saber ler. Dos 13 aos 29 anos ninguém sabe o que fez e há quem defenda que foi casado. Morreu depois de 18 horas de agonia, e dois mil anos mais tarde é uma das figuras mais procuradas pela arqueologia.
Além das duas mortes, dezenas de crianças ficaram gravemente doentes após comerem pizas contaminadas da marca italiana Buitoni.
Cientistas mostram como o cruzamento entre 'sapiens' e neandertais, há 50 mil a 70 mil anos, ajudou os humanos a travar vírus como a varíola e o VIH, mas nos tornou mais sensíveis à covid-19.
A vacinação evita largamente a doença grave e a morte. Também reduz a infecção e o contágio. Mas a “evidência científica”, para usar a expressão que os parolos adoram, não perturba a histeria em curso, que tem na exigência de testes para visitas a lares e a hospitais o seu momento mais cruel.
Quem é contra, argumenta com a limitação de stock; os defensores da vacina contra a covid-19 para jovens apontam o dedo à DGS e às desigualdades que esta restrição provoca.
A confirmação foi de Stella Kyriakides, comissária europeia da Saúde, que fala num "marco importante" para a pandemia.
Investigação Com-CoV, da Universidade de Oxford, detetou melhores respostas imunitárias quando se dá uma dose de Pfizer depois da dose de AstraZeneca do que quando se tomam duas doses de AstraZeneca.