Sábado – Pense por si

Rins de porco em humanos

Sónia Bento
Sónia Bento 01 de janeiro de 2025 às 23:00

Animais estão a ser geneticamente modificados para que os seus órgãos não sejam rejeitados pelo corpo humano.

É uma quinta de criação de porcos mas parece mais um laboratório farmacêutico. Situada na cidade de Blacksburg, no estado norte-americano da Virgínia, a empresa de biotecnologia Revivicor está na vanguarda da pesquisa dos xenotransplantes [transplantes de órgãos de animais em seres humanos], que tem como objetivo diminuir a escassez de órgãos, como rins, corações, pulmões e fígados, que leva à morte de milhares de pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.