Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
20 de março de 2024 às 23:00

Ponham os olhos em Espanha

É no caminho que leva o sistema partidário espanhol que alguns políticos portugueses devem pôr os olhos. Para evitar os mesmos erros. Governar a qualquer preço, por exemplo, de joelhos perante a chantagem de Puigdemont, como faz Sánchez, pode ter um resultado final dramático.

Já sabemos que Espanha tem as suas particularidades. Permanece a ferida profunda de uma guerra civil, de uma memória histórica que uns querem apagar mas outros querem defender. Permanece a fratura entre quem enterrou os seus mortos na guerra e quem foi impedido, até hoje, de cumprir todas as etapas do luto. Também sabemos que tem as suas autonomias, as suas pulsões independentistas, que vão do delírio ariano do fundador do nacionalismo basco, Sabino Arana, até uma Catalunha refém do radicalismo de uns poucos milhares de votos e mandatos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.