
Prémio Femina, Cortazar e Colleen Hoover nos lançamentos de julho
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Ministro diz à SÁBADO que não sabia de nada. Adjudicação de €101 mil foi anulada por motivos ainda pouco claros. Processo começou antes de Leitão Amaro tomar posse e decorreu e terminou na altura em que o Governo demitiu a provedora.
A primeira cirurgia realizada com auxílio de um robot cirúrgico, uma prostectomia radical num homem de 54 anos, aconteceu a 28 de março. Entretanto já foram realizadas pelo menos mais três.
Em 2024, 13 especialistas apresentaram a demissão. A saída deveu-se, na altura, ao regresso de dois médicos que denunciaram más práticas no serviço, que depois de investigadas não se confirmaram.
Joël Le Scouarnec, de 73 anos, já tinha sido denunciado pelo FBI às autoridades francesas por visualizar imagens de abusos de crianças na dark web em 2004. Contudo, não foi impedido de se aproximar de menores.
O diretor do Serviço de Urgência já se tinha demitido em 2022, mas foi convencido a voltar. "Como é que se dirige um serviço que não tem gente?", questiona FNAM. Administração acabou por também abandonar funções.
O administrador hospitalar Luís Gouveia reconheceu os constrangimentos que existem no serviço de Cirurgia Geral devido ao "número limitado de cirurgiões".
Ordem considera que o Hospital Amadora-Sintra está sem condições para assegurar a formação dos profissionais.
Há mais de 100 ensaios clínicos em curso e um deles implicou o transplante de células para o cérebro, de forma a abrandar a doença de Parkinson.
Animais estão a ser geneticamente modificados para que os seus órgãos não sejam rejeitados pelo corpo humano.
Uma nova descoberta fez com que dois pacientes paraplégicos voltassem a caminhar curtas distâncias e a subir e descer escadas. Dispositivo é colocado numa área cujo papel na marcha era desconhecido.
"É importante termos em conta as variações que possam ocorrer durante os próximos meses, relacionadas com planos de contingência que têm de ser implementados na sequência da maior procura que é própria do inverno,", alertou Xavier Barreto.
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.
"O mais importante é abrir em segurança", sustenta a autarquia. Faltam licenciamentos e contratar médicos e enfermeiros - o próximo grande desafio.
O plano foi ativado na noite de sexta-feira, um dia após 10 cirurgiões saírem do hospital.
Saída de onze profissionais deve-se ao regresso de dois médicos que denunciaram más práticas no serviço.