Sábado – Pense por si

Discurso de Rui Costa
Carlos Torres

Rui Costa reeleito: do padrinho Eusébio ao trunfo Mourinho

Vencedor à segunda volta com 65,89% dos votos, Rui Costa lamenta só ter sido campeão uma vez no seu anterior mandato. O antigo médio chegou ao Benfica pela mão de Eusébio, quis deixar o futebol quando o mandaram para o Fafe e aceitou ir para a Fiorentina para dar mais dinheiro às águias.

António Luís Marinho

A entrevista maldita a Álvaro Cunhal faz 50 anos

Oriana Fallaci citou Cunhal: “Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições.” O próprio viria a desmentir. A conversa marcou o espírito democrático do PCP – ou a falta dele.

Pedro Henrique Miranda

O que estes Óscares nos dizem do mundo de hoje

Em Hollywood, discutem-se "tweets", migrantes, fascismos, sexo, género e o corpo feminino. Eis o que nos sugerem sobre o presente os grandes candidatos às estatuetas.

Eduardo Dâmaso

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

Bruno Faria Lopes

Miranda Sarmento: de jovem de 20 anos no Fisco a novo ministro das Finanças

Começou como trabalhador-estudante e acumulou duas décadas de experiência nos circuitos das Finanças, do poder em Belém e da política partidária. Foi apadrinhado por Catroga e Cavaco e fez carreira académica nas faculdades da elite da esquerda. Terá uma relação potencialmente difícil com o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Alexandre R. Malhado

Chega aproveita congresso para lançar medidas e corrigir erros

À sexta reunião magna em quatro anos e meio de existência, Ventura vai anunciar medidas do programa político e corrigir erros estatutários. Contudo, para não causar fissuras no partido, adia nomes de listas de deputados para o pós-congresso.

Margarida Davim

Açores: as nomeações polémicas que foram a gota de água

Nuno Barata, da IL, e Carlos Furtado, ex-Chega, rasgaram o acordo parlamentar nos Açores, com acusações sobre a forma como os cargos são distribuídos na região. Casos acumulam-se há dois anos. Laços familiares, currículos com pouca experiência ou lugares criados de propósito têm dado polémica no arquipélago.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)