Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
A Casas da Encosta avançou que "vai opor-se à providência cautelar" interposta no Tribunal Judicial de Setúbal, em janeiro deste ano, pelos grupos imobiliários Vanguard Properties e Amorim Luxury, promotores de outros projetos turísticos naquela zona do concelho de Grândola, distrito de Setúbal.
Reportagem de A Capital com Joaquim Furtado e Luís Filipe Costa.
Gostou, mas cansou-se de ser ministro. Já não tinha paciência para ouvir “o José Gomes Ferreira a dizer alarvidades” ou para o “Sexta às Nove da Sandra Felgueiras”. Numa conversa antes da queda do Governo, conta que nunca o verão a comentá-lo, como alguns ex-colegas.
O advogado tinha 84 anos. Chegou a ser conselheiro de Estado do Presidente Jorge Sampaio.
Augusto Santos Silva lamentou a morte de Mário Mesquita
Um meteu-se na política quando ainda dava erros de português e nunca mais saiu. Gosta de negociações e de puzzles, políticos e dos outros. O professor que lhe deu 17 viria a achá-lo um otimista irritante. O outro é teimoso, bem-humorado e um otimista. Ceder para agradar não é o seu estilo. Hoje as eleições jogam-se entre estes dois homens.
Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.
Em 1962, o professor Lindley Cintra não saiu do lado dos seus alunos mais contestatários durante a crise estudantil. Trinta e quatro anos mais tarde, um desses alunos recebeu um retrato do icónico professor.
Personalidades de todo o mundo, da direita à esquerda, de Filipe VI a José Sócrates, juntaram-se para uma última homenagem ao chefe de Estado que deixa uma "herança de consensos" e "humanismo".
O Presidente que se situa ideologicamente "na esquerda da direita" conviveu no seu primeiro mandato de cinco anos com um quadro inédito de governação minoritária do PS suportada à esquerda no parlamento.
É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.
O recandidato de 2021 andava ocupado: indispôs Marcello Caetano, amava a irmã de Leonor Beleza, escrevia em jornais, organizava encontros políticos e dava-se com gente à direita e à esquerda. A quem pregava partidas.
Havia lulinhas fritas no restaurante do avô. Mário Centeno saiu há muito de Vila Real de Santo António, mas na terra ninguém esquece o político que se mantém na pasta que controla o dinheiro público.
Atriz foi detida novamente aos 82 anos. Mas nos anos 70 Nixon terá mandado prendê-la por tráfico de droga - que eram vitaminas - devido à sua luta contra a guerra do Vietname.
Marques Mendes garante que os elogios rasgados ao PCP são prejudiciais aos comunistas e que Costa está ao ataque, em busca da maioria absoluta.