Sábado – Pense por si

Marcelo aos 21 anos: de Mini Austin, à solta, a namorar e a fazer política

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 22 de janeiro de 2021 às 20:00

O recandidato de 2021 andava ocupado: indispôs Marcello Caetano, amava a irmã de Leonor Beleza, escrevia em jornais, organizava encontros políticos e dava-se com gente à direita e à esquerda. A quem pregava partidas.

O resumo é do próprio Marcelo Rebelo de Sousa, à SÁBADO. Entre o 12 de dezembro de 1969 e o de 1970, não faltou nenhum desses elementos. Marcelo Rebelo de Sousa, estudante do 4º ano da Faculdade de Direito, "namorava intensamente com a Teresa Beleza", irmã da grande amiga e colega de curso Leonor Beleza, mas a relação acabaria durante esse mesmo ano. E "estava à solta, vivia com a minha avó, depois veio ter comigo o meu irmão António, mas estava bastante à solta". O pai, governador de Moçambique, nomeado por Marcello Caetano (e com o parecer familiar positivo do filho mais velho), estava com a restante família na então Lourenço Marques: Marcelo ficara porque já estava na faculdade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.