Grandes males, grandes remédios
Uma coisa é certa: só Mário Centeno pode salvar a direita dela própria, agora que tem os dias livres para também "ponderar" uma candidatura.
Uma coisa é certa: só Mário Centeno pode salvar a direita dela própria, agora que tem os dias livres para também "ponderar" uma candidatura.
O ex-almirante confidenciou que a sua preocupação até agora tem sido a de "convencer a bolha mediática", procurando desmontar de que a sua candidatura representa um perigo para a democracia.
As ligações aos socialistas que estiveram com Sócrates e os apoios de dirigentes do PSD juntam-se às auscultações que tem feito em vários setores da sociedade civil. O almirante está pronto, mas a ganhar tempo com a crise política: “Nem sequer houve ainda uma reunião com toda a gente.”
O candidato presidencial considerou ainda que a crise política foi culpa de todos e "podia e devia ter sido evitada".
Evento na Universidade de Lisboa juntou Mariana Leitão, Luís Marques Mendes, António José Seguro, António Vitorino e Gouveia e Melo. Painel com o almirante foi o que juntou mais pessoas.
Sobre as presidenciais de 2026, Marcelo Rebelo de Sousa antevê que serão "um momento muito intenso, pelo número de candidatos" e comentou que não se lembra de uma campanha presidencial "que tenha começado tão cedo".
Mário Centeno suspendeu João Valle e Azevedo, hoje deputado, quando soube pelos media que este colaborava com o PSD. A história do choque em 2023 ilustra a degradação do ambiente entre os técnicos do banco e o governador. E mostra, pelo meio, como a política se infiltra na vida do banco central.
O que é evidente nas fotografias de casamento, é a prevalência do rito e a completa ausência de momentos sentimentais. Acresce que muitas das primeiras a ser desprezadas são as fotos de casamento.
Trocaram presentes em modo amigo secreto, falaram sobre ter filhos e escolher candidatos presidenciais – e picaram-se. São adversários o resto do ano, mas a SÁBADO juntou-os em paz.
Desde as legislativas de outubro, a Geórgia dividiu-se quase ferozmente entre os que apoiam a manutenção da aproximação ao Ocidente e os que preferem a proteção e proximidade da Rússia.
Interrogado se já tem noção de que a recondução de Henrique Gouveia Melo não vai acontecer, o chefe de Estado recusou confirmar essa informação: "Eu até agora não tenho noção nenhuma".
PSD e PS não têm um nome vencedor para apresentar ao eleitorado e resta-lhes encontrarem candidatos de recurso para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. É neste quadro que se torna interessante e possível o surgimento de candidaturas como a do Almirante Gouveia e Melo.
O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, convidou os candidatos presidenciais às eleições gerais de 09 de outubro para uma reunião em 26 de novembro para "discutir a situação do país no período pós-eleitoral".
O secretário-geral do PS assegurou que o partido acolheu "com satisfação" a disponibilidade manifestada por António José Seguro para ser candidato a Belém, mas frisou que o tema das presidenciais ainda não está em cima da mesa.
Em grande parte dos locais os mais de milhão e meio de norte-americanos com origem portuguesa vivem, as tendências do estado foram mantidas. Donald Trump foi o vencedor da noite, mas a grande parte dos portugueses concentram-se em condados democratas.