Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

IGAS investiga assédio sexual na Saúde. Dos toques aos convites indesejados

Uma doente ouviu de um terapeuta: “Finge como se te estivesses a tocar”. Uma interna ouviu do seu orientador: “Agora que me lembro… tu ainda vais passar pelas minhas mãos”. Poucos processos e arquivados: a SÁBADO revela como a IGAS investiga o assédio sexual nas instituições de saúde.

António José Vilela

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

Esta é a história das escutas do traficante e do bruxo Demba; da denúncia à PGR e do juiz vingativo; dos testemunhos temerosos dos funcionários judiciais e das vigilâncias manhosas da PJ; do cofre, das notícias da Covid e da vozeria criminosa do jornalista. E ainda da briga com o procurador Centeno e do tribunal relapso; das acumulações de Alexandre e de como muitos andaram à procura de Ivo.

Sónia Bento

Como o Facebook se tornou a rede social dos mais velhos

É a plataforma favorita das pessoas com mais de 60 anos. Falámos com algumas que dizem que desde que descobriram o Facebook sentem-se mais acompanhadas, além de que as distrai mais do que a televisão.

Sem pedir licença

Supermães

O estudo "As mulheres em Portugal, hoje" da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostrava que cada novo papel que a mulher acrescenta à sua vida implica uma diminuição do tempo que dispõe para si própria, e que com a chegada de filhos, reduz-se a participação do pai nas tarefas domésticas, ficando a anos-luz do que a mulher tinha idealizado.

Lusa

25 Abril: Nelinha, a arquiteta que foi tecedeira na luta contra o fascismo

Manuela pôs em prática a implantação defendida pela OCMLP e que consistia na "deslocação de estudantes, filhos da burguesia, para os meios operários, para viver como os operários": "A burguesia tem de conhecer os operários se quiser fazer parte da classe que, inevitavelmente, ia tomar o poder, de acordo com as ideias marxistas leninistas."

António José Vilela

O pacto secreto dos três maçons e a corrupção na câmara

Um acordo criminoso não cumprido na venda de um terreno público que iria defraudar o Estado. Uma autarca endividada por empréstimos pessoais e que tomava decisões após consultar uma “conselheira espiritual”. O dinheiro encontrado num cofre e em envelopes. E o alegado pacto do deputado do PS com os dois amigos que tinham feito juras de fidelidade nos templos da maçonaria.

Record

Luis Rubiales: "Não me vou demitir"

Presidente da Federação Espanhola de Futebol fez declarações após as mais recentes polémicas durante os festejos da conquista do Mundial feminino.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.