Quando falta gente, o Estado falta
Por todo o Estado, há sinais de escassez gritante de pessoal. Faltam dois mil guardas prisionais. Já na carreira de enfermaria faltam 20 mil profissionais. A isto poderíamos somar a falta de médicos no SNS.
Por todo o Estado, há sinais de escassez gritante de pessoal. Faltam dois mil guardas prisionais. Já na carreira de enfermaria faltam 20 mil profissionais. A isto poderíamos somar a falta de médicos no SNS.
O líder do Chega admitiu um voto a favor nas propostas em que haja entendimento, mas disse não ter "absoluta certeza de todos os pontos que serão aprovados ou serão rejeitados", e avisou que haverá "absoluta reciprocidade".
Salvador Varges disse no NOW que "se temos dinheiro para fazer eleições de ano a ano, também temos que ter dinheiro para melhorar a educação, saúde, aumentar salários e baixar impostos".
O Livre anunciou que irá criar uma bolsa com o dinheiro e o Chega diz que vai abdicar - mesmo que o dinheiro caia na conta. Sapadores tiveram que ir ao Parlamento retirar tarjas.
O Presidente da Assembleia da República ordenou que fossem retirados os cartazes do Chega, acusando o partido de vandalizar património nacional.
As eleições americanas não são, em rigor, americanas. Ao contrário do que se diz sobre Las Vegas, o que acontece em Washington nunca fica em Washington.
Com tanto em jogo, é perturbador para quem vive deste lado do Atlântico perceber que poucos dos temas fundamentais para nós – Ucrânia, Médio Oriente, etc. – serão decisivos para os eleitores americanos.
Segundo o Relatório sobre a Evasão Fiscal Global 2024, os países da União Europeia são os que mais perdem com o desvio de dinheiro para paraísos fiscais. Aproveitando a concorrência fiscal entre países, esta é uma forma relativamente simples e rápida de atrair capital estrangeiro e aumentar a receita fiscal de um país.
Dois economistas apontam o que podia ter sido feito caso o excedente fosse detetado mais cedo, e deixam conselhos ao próximo Governo: continuar a baixar dívida.
A solução que a direita nos apresenta para a crise na habitação é que confiemos que o mercado que nos levou a esta situação, nos vai tirar dela.
Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?
É oficial: o ex-ministro entra na corrida a secretário-geral do PS. Elogia Costa e a geringonça, aponta como bandeiras melhorar salários, habitação e valorização do interior, chama Montenegro de mentiroso em relação a não se aliar ao Chega e deixa indiretas ao oponente José Luís Carneiro.
Carlos Moedas também discursou no 5 de Outubro e anunciou que a Câmara de Lisboa vai comemorar o 25 de Novembro. Já o Presidente da República lembrou os tempos do início da República e alertou para o risco de não se saber tirar lições do passado.
Nuno Morna deixa fortes críticas ao acordo PSD-PAN e afasta compromisso com o governo regional. Na assembleia regional, os liberais abrem porta a "posição de avaliação caso a caso de todas as propostas discutidas".
Miguel Albuquerque já iniciou os contactos com IL e PAN para viabilizar um Governo. O CDS ganhou, mas pode eclipsar-se. O Chega tem um grupo parlamentar, mas não conta. O PCP subiu 50%.