Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Português combate na Ucrânia: o “Leopardo” das Forças Especiais

O sesimbrense Mauro Pinheiro está a combater na Ucrânia há cerca de um ano. Integrado em forças de operações especiais, já esteve em teatros de guerra temíveis como Kharkiv, onde fugiu de drones e até foi dado como desaparecido. Esta é uma história de coragem portuguesa na última fronteira da Europa.

EUA presidem à cerimónia de cessar-fogo entre Tailândia e Camboja
Associated Press

EUA presidem à cerimónia de cessar-fogo entre Tailândia e Camboja

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistiu à assinatura de um acordo de cessar-fogo entre a Tailândia e o Camboja no âmbito da cimeira ASEAN realizada em Kuala Lumpur, Malásia. O pacto prevê a libertação de prisioneiros cambojanos e a retirada de artilharia pesada, como parte dos esforços para estabilizar uma fronteira há muito conflituosa.

Retirada do exército israelita de Gaza com pessoas a exibir a bandeira de Israel
Lusa

Exército israelita começou a retirar-se de Gaza

As tropas continuam estacionadas em zonas militares como o Corredor Netzarim, que divide Gaza em duas partes, desde o Kibutz Beeri até ao Mediterrâneo, o Corredor Filadélfia e o Eixo Morag, a sul.

António Luís Marinho

Angola no centro da Guerra Fria

O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.

Três conclusões de três anos e meio

Trump deu uma eternidade (50 dias) a Putin antes de “sanções devastadoras” que o façam parar a agressão na Ucrânia. Há três conclusões a tirar de três anos e meio de invasão russa. Duas até dão alguma esperança aos ucranianos a médio prazo. O problema é se Putin decide disfarçar o falhanço militar na Ucrânia subindo a parada sobre o flanco Leste da NATO. Haveria tempo para reagir?

Carlos Rodrigues Lima

Julgamento: Sócrates aposta na rota da Europa

A defesa do antigo primeiro-ministro encontrou um novo filão para tentar derrubar a Operação Marquês. Um parecer do ex-juiz Paulo Pinto de Albuquerque indicou-lhe o caminho.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana