Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
06 de novembro de 2024 às 18:00

O populismo do politicamente correto

Miguel Prata Roque, antigo mandatário de Sócrates que quis impedir a publicação de notícias, tornou-se o apontador-mor dos populismos de conveniência. E se discutíssemos a sério a essência do que disse o autarca Ricardo Leão?

Afinal o que é que se pode dizer (ou fazer) sem que venha quase de imediato a acusação de que se é populista? Sem que venha alguém exigir o silenciamento do outro? Convenhamos que nos tempos que correm não é fácil responder a isto e nem sequer é por não se conhecer o significado de populismo em política, que, à falta de melhor, vem assim resumido na Infopédia – "Doutrina ou prática política que procura ganhar vantagens com o apelo a reivindicações ou preconceitos amplamente disseminados entre a população, geralmente fazendo a distinção entre dois grupos antagónicos: um, virtuoso e maioritário, o povo, que exalta e diz defender; outro, minoritário e apontado como fonte dos problemas gerais, que pretende combater."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.