Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
21 de maio de 2021 às 14:00

Territórios desocupados

Se perder as autárquicas, como se presume, e se perder sobretudo as grandes cidades, como se imagina, Rui Rio não será o único responsável. Com ele, pelo silêncio e pela omissão, estará o PSD profundo. Tão profundo que tão cedo não sairá do buraco.

SE RUI RIO TIVESSE no seu historial uma sondagem negativa, não haveria nada a temer. Se fossem duas ou três, também não. Se fossem várias ao longo de um ano, paciência. Mas quando são dezenas desde 2018, sem falar de uma derrota humilhante em 2019, é preciso perguntar de que se queixam os "notáveis", como Alberto João Jardim. Será que só acordaram agora, nas vésperas das autárquicas, para verem a dimensão do estrago? Onde estiverem eles durante três anos de miséria, em que o PS reinou sozinho e os votos da direita foram fugindo para a abstenção, para o Chega e para a Iniciativa Liberal?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.