
Cavaco mostra-se contra eleição de Gouveia e Melo
Em resposta a um artigo do anterior Presidente, o almirante respondeu com ironia: "Parecia que estava a apoiar o candidato António José Seguro”.
Em resposta a um artigo do anterior Presidente, o almirante respondeu com ironia: "Parecia que estava a apoiar o candidato António José Seguro”.
Henrique Gouveia e Melo está em empate técnico com Marques Mendes nas presidenciais. António José Seguro cai e, como potencial candidato, André Ventura sobe para o terceiro lugar, embora não consiga ganhar nos cenários de segunda volta. Quase um quinto não sabe ou não responde à pergunta.
Apresentação iniciou-se pelas 16h no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
A náusea é figadal, como se as virtudes de António José Seguro só amplificassem a deformação ética dos seus inimigos. Ao não ser como eles, rasteiro e mendaz, Seguro é uma ameaça para a política sórdida em que o Rato se especializou desde 2015.
O ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática refere que existe alguma familiaridade entre o previsível futuro secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, e António José Seguro, mas que não sabe se isso implica um apoio direto do partido ao candidato.
Anúncio foi feito num pequeno vídeo.
Evento na Universidade de Lisboa juntou Mariana Leitão, Luís Marques Mendes, António José Seguro, António Vitorino e Gouveia e Melo. Painel com o almirante foi o que juntou mais pessoas.
No seu discurso em Celorico de Basto, António José Seguro não deixou claro se planeia avançar com uma candidatura às presidenciais, mas deixou algumas promessas caso acontecesse. Dos "melhores salários" à "criação da riqueza", foram vários os temas abordados.
Abriu a época do tiro ao Seguro, mas o exercício dividiu o partido e fez recuar a direção. Não o deve fazer recuar a ele e alguns acham mesmo que até o vai ajudar. Pedro Nuno Santos? “Vai perceber. É um caminho”, diz um segurista. Os resistentes são um caso de “psicanálise partidária”, diz outro.
Se António José Seguro for o escolhido será sempre visto como uma solução de refugo, que o partido engoliu a contragosto. Rico serviço.
Francisco Assis disse não poder "deixar de recriminar o modo como algumas figuras do PS se têm vindo a referir ao antigo secretário-geral do partido António José Seguro".
Nasceu em Penamacor e desde cedo se envolveu na política. Foi adversário de Costa desde os tempos da JS. Voltou a falar 10 anos depois da maior derrota política e é referido como potencial candidato à Presidência.
O secretário-geral do PS assegurou que o partido acolheu "com satisfação" a disponibilidade manifestada por António José Seguro para ser candidato a Belém, mas frisou que o tema das presidenciais ainda não está em cima da mesa.
"Está tudo em aberto. Neste momento estou a ponderar", admitiu o antigo líder do PS.
Com João Galamba, Duarte Cordeiro e Pedro Delgado Alves, é um que apoiam Costa contra António José Seguro. Mais tarde, é recompensado e chega ao Governo.
Miguel Matos na série de antigos líderes da JS que mencionou no discurso de vitória, não se referiu nem a Sérgio Sousa Pinto, nem a António José Seguro.