Sábado – Pense por si

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. As mulheres que denunciam Boaventura de Sousa Santos

São mais de uma dezena e “chegaram-se à frente” quando o sociólogo e fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra negou os primeiros relatos de abusos publicados no ano passado em livro. A SÁBADO ouviu os relatos de assédio moral, assédio e abuso sexual que garantem ter vivido no CES.

Marisa Antunes

São jovens, mulheres e destacam-se na Agricultura

São poucas mas altamente qualificadas, determinadas e acima de tudo muito independentes. A nova geração de agricultoras em Portugal faz justiça aos tempos de hoje. Apesar das dificuldades impostas pelo setor, estas jovens mulheres arregaçaram as mangas e evidenciam-se no mundo rural, de norte a sul do País.

Como manter o cérebro jovem

O envelhecimento do cérebro é uma inevitabilidade, mas há formas de minorar a perda de capacidades. Veja quais. E ainda: o excesso de turistas em Lisboa; a vila que não compra a energia à EDP; e as jovens agricultoras que se destacam num mundo de homens.

Ana Taborda

O casal de pastoras mulheres que faz celebrações evangélicas em Lisboa

Vivem juntas há quase 20 anos, conseguiram ter uma filha através de fertilização in vitro, todas as quartas e domingos fazem reuniões cristãs numa associação que não conseguem ver reconhecida oficialmente como igreja. "Mas estamos aqui, firmes", na Cidade de Refúgio Lisboa, um espaço que acolhe homossexuais.

Maria Henrique Espada

Beuvink impugna congresso do PPM

A ex-vice-presidente acusa a direção de múltiplas ilegalidades e pode ir até ao Constitucional. Politicamente, o PPM não “foi feito para circo de um só palhaço”.

Maria Henrique Espada

A carreira, o golpe e o partido

O candidato a Presidente e a golpista travado pelo irmão; o deputado municipal que não fala e mandou um repórter para o “caralho”; e um partido gerido muito em família.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h