Portugal despede-se: as figuras públicas que desapareceram em 2025
Da cultura à política, recordamos as figuras públicas portuguesas que marcaram o País e morreram no ano que agora termina.
Da cultura à política, recordamos as figuras públicas portuguesas que marcaram o País e morreram no ano que agora termina.
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Glória de Matos foi casada com o locutor e apresentador Henrique Mendes e começou o seu percurso enquanto atriz em 1954 quando fez parte da criação do Grupo de Teatro da Casa da Comédia.
Em novembro de 1975, chegava às salas "Voando Sobre um Ninho de Cucos" e Pier Paolo Pasolini era brutalmente assassinado. O que nos trouxe mais esse ano? "Tubarão", "Barry Lyndon", Carrie Fisher e um Óscar para "O Padrinho II".
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Foi criado por uma família nobre e uma lenda diz que foi trocado em bebé. Teria pouca relação com os pais, mas não esquecia que era neto do imperador da Hispânia.
Santo Padre encontra-se internado há já quase um mês.
Se os líderes mundiais tivessem capacidade de olhar a partir do que realmente somos então talvez aprendessem a saborear as diferenças como colorido da existência humana comum, dando sentido à cerimónia que os uniu em Notre Dame.
Se junho é o mês dos santos populares, agosto é o de todos os santos. O resultado é um calendário de festas e romarias pelo País onde não falta música, petiscos e um copo a acompanhar.
Leia o segundo capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.
Seguiam 17 pessoas a bordo. Onze foram resgatadas com vida e mantém-se as buscas pelos desaparecidos. O alerta foi dado às 04h33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.
É maior milagre um político impoluto do que uma Nossa Senhora misericordiosa.
Em tempo de vésperas, como avaliar esta espécie de “campanha alegre” para o Parlamento Europeu, incluindo relevância, estilos, conteúdos, programas e candidatos? E o que referir, quanto a causas e consequências?
A namorada do Presidente argentino é uma artista do mundo do espetáculo, famosa pelas suas imitações – inclusive de Javier Milei. Flórez é um contraponto mediático à “terapia de choque” económico do novo Governo.
O professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra traduziu o Antigo e o Novo Testamento do grego para português.
Poder, identidade, sexualidade: ao longo das últimas quatro décadas, a artista norte-americana afirmou-se como um dogma cultural, da música à Moda. Mutável e idealista, Madonna equilibrou o status quo e fê-lo sem pedir desculpa, num mundo que nem sempre a compreendeu.