
Comer bem para fugir ao açúcar
Bolos, bolachas e chocolates perturbam o cérebro e tornam difícil distinguir entre fome e vontade de comer. Para os deixar de lado, não é necessário sacrifício, basta pôr no prato mais verduras e treinar os músculos.
Bolos, bolachas e chocolates perturbam o cérebro e tornam difícil distinguir entre fome e vontade de comer. Para os deixar de lado, não é necessário sacrifício, basta pôr no prato mais verduras e treinar os músculos.
O Dia Mundial do Lipedema celebra-se esta quarta-feira, 11 de junho, e o Instituto Português do Lipedema está a organizar rastreios gratuitos, em Lisboa. Falámos com especialistas sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento desta doença.
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Gastam-se milhões de euros em multivitamínicos em Portugal todos os anos, mas em pessoas saudáveis os comprimidos não são necessários, não têm efeito na longevidade e até podem ser perigosos, segundo um estudo norte-americano.
Devido às suas características, o potássio é cada vez mais apontado como um elemento de controlo da pressão arterial, mas também de prevenção da hipertensão, doença cardiovascular e doença cerebrovascular.
São já cinco os medicamentos para a obesidade disponíveis em Portugal, no entanto nenhum tem comparticipação. A SÁBADO falou com dois especialistas e as opiniões dividem-se entre o apoio aos fármacos e a precaução devido à falta de estudo sobre possíveis consequências no futuro.
É importante que o leitor entenda que os nossos atuais hábitos alimentares que valorizam os hidratos de carbono e os alimentos processados em detrimento das gorduras, com que os nossos genes desde há muito se habituaram a conviver, são altamente prejudiciais para a nossa saúde.
Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.
Cientistas descobriram que esta rotina de higiene oral uma vez por semana pode diminuir em 44% a probabilidade de desenvolver um acidente vascular cerebral.
O estudo mostra que a taxa de risco de pobreza absoluta é inferior à relativa em todas as regiões devido “ao elevado custo de vida".
Com o início de um novo ano, os excessos do passado dão lugar à vontade de mudança também na alimentação. Para ficar em pleno de corpo e mente, recomece por estas oito propostas.
Alho para desentupir o nariz, cebola para ajudar na constipação, beber leite cru para combater alergias ou tapar a boca para dormir melhor. Estas soluções milagrosas das redes sociais podem deixá-lo doente.
Queremos tudo e queremos agora. E ninguém muda repentinamente, nem muda quando quer, apenas quando tem de ser ou quando está preparado para mudar.
Realizador e argumentista, esteve em destaque com os filmes "Aeroplano" e "Aonde é que Pára a Polícia". Depois de 20 anos a sofrer de leucemia, morreu aos 80 anos.
Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.