
José Sócrates começa a ser julgado a 3 de julho
Ex-primeiro-ministro não esteve presente na sessão que estipulou a data para o arranque do julgamento.
Ex-primeiro-ministro não esteve presente na sessão que estipulou a data para o arranque do julgamento.
Cumpre-se hoje, 21 de novembro, uma década que o ex-primeiro ministro foi detido. Acusado de corrupção, ainda não foi julgado. Recordamos os 10 momentos mais importantes da Operação Marquês.
O empresário que o tribunal considerou ser o corruptor de José Sócrates já tem na sua posse a fortuna que o MP lhe arrestou.
Além do levantamento do arresto de bens imóveis a Sócrates, Carlos Santos Silva e Sofia Fava, o juiz determinou ainda o fim do arresto de várias contas bancárias do ex-administrador da PT Zeinal Bava.
José Sócrates e os restantes arguidos querem anular provas para deitar abaixo o mais importante processo da história da democracia. A SÁBADO fez um mapa dos principais argumentos. Até à próxima sexta-feira, dia da decisão do juiz Ivo Rosa, a SÁBADO vai publicar vários textos que retratam o essencial da acusação e das defesas dos arguidos.
Segundo o Ministério Público, José Sócrates e Ricardo Salgado foram os expoentes máximos de várias pessoas que terão conspirado para usar os cargos que exerciam para se apoderarem de muitos milhões de euros. Até à próxima sexta-feira, dia da decisão do juiz Ivo Rosa, a SÁBADO vai publicar vários textos que retratam o essencial da acusação e das defesas dos arguidos.
Não tinha rendimentos além dos de primeiro-ministro mas dinheiro não lhe faltava: para gastos pessoais e também para distribuir pela família e amigas. O dinheiro vinha do testa-de-ferro Santos Silva. Leia as explicações que Sócrates deu ao juiz Ivo Rosa
Fase de instrução da Operação Marquês recomeça, esta segunda-feira, com alegações da defesa de Carlos Santos Silva. Advogada defende que a investigação deve ser anulada, porque começou com ilegalidades
"Além das ajudas de José Sócrates a Sofia Fava, não há indícios que sustentem os dois crimes de que é acusada, pelo contrário", afirmou o causídico.
Sofia Fava fez negócio milionário com casa onde José Sócrates cumpriu prisão domiciliária na Operação Marquês.
Leia o interrogatório de há quatro anos na íntegra.
Carlos Santos Silva começa, esta quarta-feira, a ser ouvido pelo juiz Ivo Rosa. A sua defesa coloca em causa a legalidade das provas recolhidas na Operação Marquês.
As escutas da Operação Marquês revelam nomes de código, que o Ministério Público diz estarem relacionados com pedidos de dinheiro feitos pelo antigo governante ao amigo, Carlos Santos Silva.
Juiz Ivo Rosa questionou, durante quase seis horas de interrogatório, o antigo primeiro-ministro sobre a sua relação com Carlos Santos Silva, de quem Sócrates recebeu dinheiro, segundo a acusação, a troco de benefícios para o grupo Lena.
Antigo primeiro ministro deverá entrar, esta quarta-feira, na fase de explicar o seu estilo de vida à conta do dinheiro "emprestado" pelo amigo Carlos Santos Silva, que lhe comprou um apartamento em Paris e lhe entregava envelopes com dinheiro.
Antigo administrador da PT é ouvido esta quarta-feira pelo juiz Ivo Rosa na instrução da Operação Marquês.