Presidentes da Síria e dos EUA discutem garantias dos direitos dos curdos
Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio".
Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio".
"Nôt", da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e "La distance", nova peça do diretor artístico do festival, Tiago Rodrigues, são duas das muitas propostas de Avignon este ano.
O Governo sírio é chefiado pelo antigo líder jihadista Ahmad al-Sharaa, cujo movimento Hayat Tahrir al Sham (HTS) liderou a ofensiva que no final do ano passado depôs o antigo Presidente sírio Bashar al-Assad.
Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”
Entre 2012 e 2014, a cimenteira francesa Lafarge pagou dezenas de milhões de euros ao autoproclamado Estado Islâmico para manter o monopólio na área e lucrar com a atividade do grupo terrorista.
Israel está em alerta máximo e a intercetar todos os mísseis e drones que foram lançados. Ato é retaliação pelo bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, mas Teerão avisa que se Telavive não responder, ação fica por aqui.
Os irmãos Ameen vão ser julgados por alegados crimes cometidos no Iraque entre 2014 e 2016. De acordo com o MP pertenciam à polícia da moralidade do Estado Islâmico, em Mossul.
Abdel-Majed Abdel Bary, de 32 anos, terá publicado uma fotografia de si próprio a segurar uma cabeça decapitada, enquanto visitava a Síria. O antigo rapper está detido em Espanha, desde 2020.
Esta é a história dos seus dias de terror no Iraque ao serviço do Estado Islâmico, da viagem para Portugal, de como foram descobertos e de como foram acusados pelo Ministério Público de crimes de guerra e terrorismo – e de como um deles usou a alegada homossexualidade para se defender.
Entre 2013 e 2014, Javier Espinosa, repórter de guerra premiado do diário espanhol El Mundo, esteve seis meses prisioneiro do Estado Islâmico. Agora, o seu raptor está preso nos EUA. O jornalista foi falar com ele e faz o relato de uma visita difícil.
Ângela Barreto foi condenada pelos crimes de participação em organização terrorista e preparação de crimes terroristas.
O Ministério Público holandês pediu prisão efetiva para Ângela Barreto. A jihadista diz estar arrependida e chorou em tribunal. A sentença é conhecida dentro de duas semanas.
As autoridades portuguesas localizaram mais uma mulher e um filho de Nero Saraiva. Romina Scheer foi repatriada para a Alemanha, onde está detida.
Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do EI com ramificações na Europa. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.
A jihadista luso-descendente Ângela Barreto apresentou-se no consulado da Holanda em Istambul, pretendendo regressar à Europa. Em setembro, falou com a SÁBADO.
Nero Saraiva foi transferido de uma prisão das forças curdas, na Síria, para o Iraque. Com um mandado de captura internacional ativo, poderá ser extraditado para Portugal a qualquer momento, se as autoridades iraquianas o entenderem. O jihadista já pediu o repatriamento: no Iraque enfrenta a pena de morte