Von der Leyen quer fechar acordo comercial com Índia no final do mês em Nova Deli
Von der Leyen e António Costa devem deslocar-se a 17 de janeiro ao Paraguai para oficializar o acordo UE-Mercosul, criando a maior zona de comércio livre do mundo.
Von der Leyen e António Costa devem deslocar-se a 17 de janeiro ao Paraguai para oficializar o acordo UE-Mercosul, criando a maior zona de comércio livre do mundo.
Primeiro-ministro não está a conseguir lidar com a apresentação de duas moções de censura.
Acordo deverá ser assinado na segunda-feira pela presidente da Comissão Europeia no Paraguai.
Deverá ser formalmente aprovado esta tarde.
Acordo comercial entre UE e países do Mercosul obteve a maioria qualificada necessária para vir a ser assinado, apesar dos votos contra de França, Polónia, Áustria, Irlanda e Hungria. Von der Leyen deve viajar para o Paraguai para firmar o entendimento já na próxima semana.
Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira que França votará contra o acordo entre os 27 Estados-membros da UE e o bloco sul-americano.
Não sabemos o que nos reserva o bingo geopolítico de 2026. A única certeza é que nos esperam surpresas.
Decisão vem juntar-se à oposição da Irlanda, da Polónia e da Hungria, mas não deverá impedir a Comissão Europeia de obter o aval da maioria dos Estados-Membros.
Agricultores franceses conduziram cerca de 100 tratores até ao centro de Paris, esta quinta-feira, para protestar contra a decisão da União Europeia de avançar com um acordo de comércio livre com cinco nações sul-americanas.
Centenas de agricultores e cerca de 100 tratores furaram os bloqueios das autoridades e posicionaram-se junto à Torre Eiffel e ao Arco do Triunfo, em Paris, contra o acordo da União Europeia com o Mercosul. Os trabalhadores rurais, organizados pelos principais sindicatos do setor, temem a invasão da Europa por produtos concorrenciais e com menor controlo de produção oriundos de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (Mercosul).
Em suma, essas pessoas não amam verdadeiramente os seus filhos.
O líder argentino referiu-se ao homólogo venezuelano como narcoterrorista e autoritário, reforçando o seu apoio ao grande destacamento naval dos Estados Unidos em águas das Caraíbas desde setembro.
O voto socialista de Ventura, a idade de Cotrim Figueiredo, a pedofilia no Chega, o elitismo da IL. O debate entre os candidatos apoiados pelo Chega e IL foi sujo, confrontacional, informal e pessoal. No fim, ganhou o liberal (porque bateu mais).
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.
O Mercosul é constituído pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Centenas de tratores e milhares de agricultores de vários países bloqueiam as principais vias de Bruxelas desde a madrugada desta quinta-feira, em protesto contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.