Angola é nossa
A visita de António Costa a Angola e o anúncio de intensas maravilhas mascara o pacto podre de sempre, que troca dignidade e desenvolvimento por negócios feios, porcos e maus.
A visita de António Costa a Angola e o anúncio de intensas maravilhas mascara o pacto podre de sempre, que troca dignidade e desenvolvimento por negócios feios, porcos e maus.
"Perseguição política? Persegue-se um opositor e os opositores do MPLA são conhecidos", afirma o presidente angolano. Isabel dos Santos é "apenas uma" entre vários cidadãos a contas com a justiça.
Nobel da Paz, senhor de muitas guerras, tornou-se uma das figuras icónicas, e controversas, do século XX. Criminoso de guerra ou herói da guerra fria? Completa um século este 27 de maio de 2023.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
É em dezenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa, e documentos do Ministério Público, que consta tudo o que aconteceu nos casos da carta rogatória, dos três arrestos de bens e em vários processos autónomos que visam a empresária. Os advogados usaram sem sucesso todos os meios legais para quebrar o sigilo das investigações.
Em causa, explicou o ministro russo num encontro com o seu homólogo angolano, Téte António, está o facto de Kiev estar a prejudicar os russófonos do país, levando Moscovo a ter de intervir para proteger essa parte da população.
Os jovens detidos por ocupar a FLUL é que dão a cara pela causa, mas por detrás está uma complexa estrutura com ligações políticas, a outros ativistas e aos defensores legais – e esses preferem ficar na sombra.
O 25 de Novembro é um dos actos que ajudou a consolidação da democracia, mas está longe de ser o único e o mais importante. O primeiro são as eleições de 1975 e todas as outras até a eleição de um Presidente civil, Mário Soares.
Ainda sem dados oficiais da polícia, que mobilizou 800 agentes para acompanhar o cortejo e funeral, a Lusa testemunhou no local a caótica debandada, com pessoas desmaiadas e feridas, enquanto muitos outros perderam chinelos e sapatos quando tentavam fugir ao gás.
O caso poderá envolver o próprio governante, os dois filhos e um sobrinho. Uma denúncia apontou às autoridades contratos de prestação de serviços com empresas chinesas e portuguesas e a compra de imóveis e carros de luxo em Cascais e no Porto.
Tribunal de Barcelona defende que a morte se deveu a causas naturais. Investigação judicial foi aberta após alguns filhos terem levantado hipótese de negligência.
Relações "magníficas" com o regime angolano continuam a ser a prioridade do Estado português. Relações decentes com o povo angolano não estão simplesmente na agenda.
Cerimónia de investidura do Presidente eleito, João Lourenço, decorre esta quinta-feira em Luanda. Marcelo foi ao evento.
Guardiola (logo ele) ensinou Haaland a ser o melhor jogador do mundo. Tirou-lhe explosão, mas deu-lhe a área para ser uma máquina (ainda maior) de golos.
No acórdão é recusada uma auditoria externa ao processo porque o TC considera que a CNE tem mecanismo próprios e é um "órgão de administração pública independente" do Governo.
O Tribunal Constitucional angolano rejeitou a providência cautelar apresentada pela UNITA na qual o partido contestava os resultados das eleições angolanas.